Páginas

21 de fevereiro de 2017

GOVERNO CANCELA 43 MIL AUXÍLIOS-DOENÇA

Oito em cada dez brasileiros que recebem auxílio-doença já deveriam ter voltado ao trabalho. O governo federal cancelou 43 mil benefícios irregulares em apenas sete meses.

A revisão descobriu casos absurdos como mulher recebendo benefício cinco anos depois do parto. E o benefício foi dado porque a mulher alegou que não poderia trabalhar grávida com pressão alta. Apenas este mês mais de cem mil pessoas foram convocadas para passar por reavaliações.E até agora, com o pente-fino o governo deixou de repassar R$ 715 milhões por ano.

Eles recebiam auxílio-doença há pelo menos dois anos e, nesse prazo, não passaram por qualquer perícia. Mais de 37 mil brasileiros voltaram a ser avaliados por médicos da Previdência que concluíram: 84% já poderiam ter voltado ao trabalho. Estavam recebendo o benefício sem necessidade.

Além deles, outras 11,5 mil pessoas que foram convocadas para participar da revisão, mas não apareceram, também tiveram o benefício cancelado. Resultado: desde julho do ano passado, quando começou a fazer o pente-fino, o governo federal deixou de pagar 43 mil benefícios em todo o país. Uma economia de R$ 715 milhões por ano.

Dos benefícios cancelados até agora, a maioria estava sendo paga para pessoas com até 35 anos. O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento diz que as pessoas que recebem um benefício indevidamente prejudicam não só quem precisa.“Ela lesa o colega de trabalho, lesa a poupança de todos os contribuintes, porque lesa ao receber indevidamente, porque deixa de contribuir. Os peritos querem terminar de fazer logo a revisão dos benefícios das pessoas que têm até 49 anos e em seguida os beneficiários de 50 a 60 anos também serão convocados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário