Páginas

26 de novembro de 2015

NILDSON DANTAS ACOMPANHA VISITA DO PRESIDENTE DA CAERN A CAICÓ

O presidente da Câmara de Caicó, vereador Nildson Dantas, passou a manhã desta quinta-feira, acompanhando a visita do Presidente da CAERN, Dr. Marcelo Toscano, que teve como objetivo discutir e encontrar soluções a curto, médio e até a longo prazo, para amenizar a crise hídrica que está passando a população de Caicó.

O presidente da Caern, Marcelo Toscano disse ao vereador Nildson Dantas que praticamente todos os reservatórios da Paraíba e RN estão em estado critico, os que não secaram se não chover, dificilmente conseguiram abastecer a população por mais 4 meses, esse quadro desolador atinge principalmente os estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e RN, todos na região Nordeste.

Segundo Nildson, o que ficou decidido foi que a partir de hoje a água liberada pelo açude de Coremos terá uma vazão duplicada, fazendo com que aumente consideravelmente o volume de água no Rio Piranhas. A partir da próxima segunda feira, oito maquinas da CAERN estarão fazendo a limpeza do rio Piranhas no trecho paraibano, e também no Rio Grande do Norte, facilitando o deslocamento dessa água até a captação na cidade de Jardim. de Piranhas. Estima-se que em 15 dias a situação esteja regularizada e os caicoen se voltam a ter águas em suas residências.

Outra ação paliativa seria a perfuração de poços nos bairros de Caicó, que apesar da dificuldade de encontrar água no nosso cristalino (nosso caso),quando é encontrada geralmente a vazão é pequena e não serve para o consumo humano devido o alto teor de sal e outros minerais, mesmo assim, não podemos desprezar a tentativa, disse Nildson Dantas.

Técnicos da SEMARH estarão se deslocando a Caicó na próxima semana para fazer a locação desses poços em todos os bairros de nossa cidade. A solução apresentada a médio prazo é a adutora de engate rápido saindo do entroncamento da adutora da Serra de Santana, que segundo Marcelo Toscano, já foi autorizado pela presidenta Dilma, para isso o estudo técnico e financeiro já está sendo concluído e será entregue até o dia primeiro de dezembro a presidente Dilma.

Em cento e vinte dias se não chover só teremos água da barragem Armando Ribeiro."é preciso unir todas as vozes em um só clamor, adutora de engate rápido já." "até lá a angustia e o sofrimento do povo tende a aumentar, a não ser que sejamos presenteados com chuvas nesse período" completou Nildson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário