Páginas

6 de maio de 2015

LULA INICIA NOVO CAMINHO: PRIORIDADE É SALVAR O PT

O programa do PT exibido ontem expressa uma mudança importante na relação do ex-presidente Lula e do próprio partido com o governo da presidente Dilma Rousseff. 

Ao contrário de alguns palacianos, Lula não acha que cometeu um erro ao participar do programa que só teve a presença de dois quadros do partido, ele e Rui Falcão. Os outros eram apresentadores. O risco de panelaços foi calculado mas prevaleceu a prioridade: resgatar a imagem do PT junto a sua base histórica no momento mais difícil da história do partido, quando se prega sua própria extinção.

Por isso o mote foi sempre "antes do PT", para falar do que mudou nos últimos 12 anos, e não a defesa específica do atual governo.Neste ponto da luta política, Lula agora começou a trilhar um novo caminho, em que agirá mais como o Lula histórico e menos como patrono do governo Dilma. 

Ele não vai mais sugerir que Dilma faça isso ou aquilo, ou tentar mediar conflitos na coalizão. Vai cada vez mais falar diretamente ao povo, à base política do petismo, como no Primeiro de Maio, quando disse esperar que Dilma vete partes do projeto de terceirização que firam direitos.

Agora em suas falas, como ontem no programa, Lula vai explorar o receio de retrocesso nas conquistas sociais, ainda forte nas camadas mais pobres da população, apesar da rejeição elevadíssima a Dilma, ao PT e ao próprio Lula nas camadas médias que batem panelas. Ao mesmo tempo, continua conversando com setores do empresariado e das forças produtivas e tocando sua agenda internacional através do Instituto Lula.

Participar do programa foi mais um passo nesta linha. O roteiro tratou de recordar os avanços proporcionados pelo lulo-petismo e não foi dirigido por João Santana, que preferia a defesa do atual governo, mas por seu auxiliar Maurício Carvalho. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário