Páginas

31 de maio de 2014

RIO GRANDE DO NORTE É RECONHECIDO COMO ÁREA LIVRE DA FEBRE AFTOSA

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconheceu na última quinta-feira, 29, o Rio Grande do Norte como área livre da febre aftosa com vacinação, durante a 82ª Seção Geral da Assembleia Mundial de Delegados, realizada em Paris, França.

Além do RN, a doença foi considerada erradicada em Alagoas, Maranhão, Paraíba, Ceará, Piauí, Pernambuco e o norte do Pará.

A Assembleia de Delegados teve início no último dia 25 e termina nesta sexta-feira, dia 30. No evento, foram abordados temas relacionados às principais doenças de animais no intuito de garantir a transparência da situação sanitária no mundo, assim como a segurança no comércio mundial de animais e seus produtos.

A mudança de status veio após cinco anos e começou ainda em 2013, em maio, quando o estado concluiu o inquérito soroepidemiológico e foi reclassificado nacionalmente como zona livre da aftosa com vacinação. Com o anúncio na manhã desta sexta-feira, o RN cumpre a expectativa do organismo internacional de ser reconhecido fora do Brasil como livre da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário