Páginas

28 de abril de 2014

AÉCIO NEVES SAI EM DEFESA DO STF

O pré-candidato a presidente da República pelo PSDB, Aécio Neves, classificou como "lamentável" a declaração do ex-presidente Lula sobre o chamado 'mensalão'. Em entrevista à emissora RTP, de Portugal, Lula declarou que o julgamento da Ação Penal 470 pelo Supremo Tribunal Federal teve "80% de decisão política e 20% jurídica". Para Aécio, este "foi um momento de infelicidade do ex-presidente".

"É lamentável vermos um ex-presidente da República com afirmações que depõem contra o Poder Judiciário brasileiro. É esteio da democracia brasileira. Não podemos respeitar o Poder Judiciário quando ele toma decisões que são favoráveis e desrespeitá-lo quando ele toma decisões que não nos são favoráveis", afirmou o senador, depois de uma palestra na Associação Comercial de São Paulo.

Na opinião do tucano, Lula, pelo cargo que já ocupou, deveria ser o primeiro a zelar pelo respeito às nossas instituições. "Quando se combate o Judiciário, quando se combate a imprensa, porque é crítica a ações do nosso grupo político, ou apenas por isso, não se faz um bem à democracia", disse. "Não compreendo as razões que levaram ele a esta contabilidade", acrescentou.

Já o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, disse por meio de nota divulgada na noite desta segunda-feira (28) que a "desqualificação" do tribunal é um "fato grave que merece o mais veemente repúdio".

Declaração foi resposta à afirmação do ex-presidente Lula na qual afirmou que o julgamento da Ação Penal 470 teve "80% de decisão política e 20% de decisão jurídica".

"Lamento profundamente que um ex-presidente da República tenha escolhido um órgão da imprensa estrangeira para questionar a lisura do trabalho realizado pelos membros da mais alta Corte do país", afirmou na nota Joaquim Barbosa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário