Páginas

31 de maio de 2011

31 DE MAIO DIA MUNDIAL SEM TABACO

31 de maio Dia Mundial sem Tabaco

Hoje, dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. A data lembra a necessidade de combater o tabagismo, hábito que leva a cerca de 5 milhões de mortes anuais no planeta, segundo a OMS.

Veja aqui 5 motivos para você largar o vício

1 - A pneumologista Valéria Cristina Vigar conta que um dos principais entraves para parar de fumar é "sobreviver" à abstinência, que dura de 2 a 4 semanas. Neste período é comum a alteração de humor, ansiedade, alteração de sono e boca seca.
2 - Um dos maiores medos de quem para de fumar é engordar. Seja porque o cigarro libera uma substância que diminui o apetite, seja porque a ansiedade de não fumar é grande e as pessoas descontam na comida, o fato é que é comum ex-fumantes ganharem uns quilinhos. "A pessoa fica tão ansiosa com a abstinência que ela come doces para ter sensação de serotonina."
3 - Outro motivo para abandonar o vício é o efeito da nicotina no cérebro. Ela libera dopamina e provoca sensação de prazer e bem-estar.
4 - Uma das razões para a dificuldade de se parar de fumar é o fácil acesso a cigarros. "Apesar da lei antifumo ajudar bastante a diminuir os índices de tabagismo, é possível encontrado cigarro em praticamente todo lugar e ele é relativamente barato no país".
5 - Fumar provoca impotência sexual em homens após aproximadamente 15 anos de vício. "O pênis é um órgão vascularizado e pelo tabaco alterar os vasos sanguíneos, pode causar impotência. O tabagismo pode ainda reduzir a fertilidade de homens e mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário