Páginas

27 de fevereiro de 2011

CAMPANHA DE PREVENÇÃO DA AIDS É REFORÇA NO CARNAVAL 2011


A Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Saúde Pú­bli­ca (Sesap), atra­vés do Pro­gra­ma Es­ta­dual de DST/Aids e He­pa­ti­tes Vi­rais está dis­po­ni­bi­li­zan­do para o car­na­val deste ano ma­te­rial edu­ca­ti­vo e uma cota extra de 350 mil pre­ser­va­ti­vos para os mu­ni­cí­pios do Rio Gran­de do Norte, com ex­ce­ção de Natal que re­ce­be sua cota extra di­re­ta­men­te do Mi­nis­té­rio da Saúde.

O ma­te­rial edu­ca­ti­vo de pre­ven­ção e os pre­ser­va­ti­vos são dis­po­ni­bi­li­za­dos para as Re­gio­nais de Saúde (USARPs), mu­ni­cí­pios e or­ga­ni­za­ções não go­ver­na­men­tais par­cei­ras da Sesap. Os ges­to­res mu­ni­ci­pais devem so­li­ci­tar junto à re­gio­nal de saúde a sua cota extra.

A cam­pa­nha de pre­ven­ção às DST/Aids e he­pa­ti­tes vi­rais no car­na­val 2011 lan­ça­da ofi­cial­men­te nesta sexta-feira (25) pelo Mi­nis­tro da Saúde Ale­xan­dre Pa­di­lha terá como pú­bli­co alvo as mu­lhe­res de 15 a 24 anos. Se­gun­do o MS esse pú­bli­co foi es­co­lhi­do por­que a in­fec­ção entre elas tem au­men­ta­do nos úl­ti­mos anos, a idéia é co­lo­car a mu­lher como pro­ta­go­nis­ta de sua his­tó­ria.

No RN, se­gun­do dados do bo­le­tim epi­de­mio­ló­gi­co de 2010 pro­du­zi­do pela Sesap, nos úl­ti­mos dez anos o nú­me­ro de casos no sexo fe­mi­ni­no apre­sen­ta uma ten­dên­cia de cres­ci­men­to pas­san­do da re­la­ção de 20 ho­mens para uma mu­lher em 1989, para 2,1 ho­mens por mu­lher em 2009. Em re­la­ção à faixa etá­ria, a maior con­cen­tra­ção de casos está entre 20 e 49 anos (81%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário