Páginas

19 de janeiro de 2017

TRÊS ESTADOS PEDEM AJUDA FORMAL DAS FORÇAS ARMADAS NOS PRESÍDIOS

Amazonas, Roraima e Alagoas, os três estados que tiveram massacres violentos recentes em presídios, pediram ajuda das Forças Amadas para contornar a crise. A informação é do Palácio do Planalto, que recebeu o ofício nesta quarta-feira (18/01) dos governadores e encaminhou o pedido para os órgãos competentes.

A confirmação ocorreu pouco depois do término da reunião entre o presidente Michel Temer e governadores de nove estados do Norte de do Centro-Oeste, no fim da tarde de hoje, no Planalto. Na ocasião, Temer e os representantes dos entes federativos firmaram um termo de compromisso que estabelece o Pacto Federativo de Segurança Pública e a colaboração e cooperação no Plano Nacional de Segurança.

Pelo documento, os governadores “manifestam anuência ao emprego das Forças Armadas nos termos do decreto”, que foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de hoje autorizando a entrada dos militares nas prisões estaduais.

Na abertura do encontro Temer classificou o atual caos nos presídios de “tenebroso drama” e destacou que a preocupação é nacional. “Essa preocupação referente ao sistema penitenciário não é uma preocupação, penso eu, a essa altura, dos estados onde se verificaram esses dramas terríveis que nós temos verificado nos últimos dias. É natural que os outros estados tenham as mesmas preocupações” afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário