Páginas

31 de dezembro de 2015

OS DESAFIOS DE 2016

2016, temos consciência de que será um ano marcado pelo desafio. Em seu horizonte grandes tarefas para todos, notadamente para os poderes públicos. A maior missão será recuperar a economia do Brasil e recolocar o país no trilho do desenvolvimento econômico.

Só a partir de um crescimento sólido e sustentado da economia poderemos voltar a pensar em dividir renda, aumentar salários e diminuir ainda mais as desigualdades internas. A história recente do País nos ensina que isso é possível.

Não há dúvida alguma que este sonhado retorno a taxas positivas do Produto Interno Bruto cobra uma agenda com começo, meio e fim. Há pouca discordância também de que precisamos resgatar as reformas estruturantes, abandonadas nos últimos tempos.

Muito tempo foi perdido em 2015 em torno de um ajuste fiscal que desajustou socialmente o Brasil e não avançamos em propostas estruturais. O Senado Federal fez seu dever de casa e inovou em vários campos. Mais do que aprimorar o ajuste econômico, ofereceu sugestões econômicas, institucionais e legislativas ao país.

Fora da economia, no campo institucional, os poderes ainda devem ao País uma agenda mais concreta em torno de reformas inadiáveis. Vamos Estar em um ano eleitoral, decisivo para definir os rumos do Brasil, e a melhor maneira de homenagear nossa democracia seria corrigir as imperfeições ainda existentes, como fizemos em relação ao sistema político e eleitoral.

No Congresso Nacional, está a esperança dos brasileiros de manter em 2016 a dinâmica de modernizar e aperfeiçoar legislações. As reformas são prioritárias, mas elas não impedem que o Congresso também colabore em políticas públicas para recuperar a esperança dos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário