Páginas

24 de novembro de 2015

RN ELABORA NOVO PLANO DE ENFRENTAMENTO AOS EFEITOS DA SECA PARA LEVAR A BRASÍLIA

Em reunião pleiteada pela bancada de deputados estaduais do Seridó com o governador Robinson Faria, na tarde desta terça-feira (24), a equipe técnica do governo da área abastecimento e recursos hídricos apresentou parte do novo plano estadual de combate aos efeitos da seca, que deve ser concluído ainda esta semana e remetido ao Governo Federal em seguida. 

O pacote de medidas inclui a perfuração de poços de grande vazão no aquífero Granito Açu, o maior do interior do Estado. O plano está sendo elaborado de forma conjunta entre a Companhia de Águas e Esgotos (Caern), o Instituto de Gestão de Águas (Igarn) e a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a partir da sinalização de liberação de recursos dada pela presidente Dilma em reunião realizada na última semana, em Brasília.

A previsão é que o plano seja finalizado nesta quinta-feira, 26, em reunião com a secretária chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, que é quem coordena as ações de mitigação às consequências da estiagem no Estado. O passo seguinte será a Defesa Civil Estadual incorporar esse pleito junto ao sistema da Defesa Civil Nacional, que tomará decisões a partir do que o Ministro das Cidades e a presidente Dilma vão liberar de recursos.

Do plano ainda em elaboração, a maior prioridade, adiantou o secretário de Recursos Hídricos, Mairton França, é a perfuração de poços de grande vazão. “Esses poços não só atenderão a situação atual, mas servirão para fortalecer a infraestrutura hídrica do Estado e para as próximas secas”, destacou. A quantidade exata destes poços ainda está sendo levantada.

No plano, também será pleiteada a renovação do pedido de carros pipa para o abastecimento da zona urbana dos municípios e instalação, manutenção e recuperação de dessanilizadores. Estamos fazendo o possível, e com agilidade, para amenizar ao máximo a crise hídrica em nosso Estado”, afirmou o governador Robinson Faria.

Da equipe de Governo, também participaram do encontro o diretor presidente da Caern, Marcelo Toscano, o diretor geral do Igarn, Josivan Cardoso, e o secretário de Relações Institucionais, Hudson Pereira, além de técnicos da área de recursos hídricos e abastecimento.

Emenda Parlamentar
Durante o encontro, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, destacou que todos os deputados estaduais já se comprometeram a destinar R$ 600 mil, do R$ 1,8 milhão disponível para emendas parlamentares, para o enfrentamento à seca do Rio Grande do Norte. “É preciso ressaltar que os deputados estão todos sensíveis à situação que o Rio Grande do Norte está enfrentando”, afirmou Ezequiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário