Páginas

29 de abril de 2015

NORDESTE É A REGIÃO COM MAIOR RITMO NA TAXA DE DESEMPREGO

A alta do desemprego ocorreu em ritmo maior no Nordeste do que na média das seis regiões metropolitanas investigadas na Pesquisa Mensal de Emprego, do IBGE. Na região metropolitana de Salvador, a taxa de desocupação atingiu 12% em março, o maior nível para o mês desde 2008. Em Recife, o índice chegou a 8,1%, nível mais elevado para o mês desde 2009.

Para o economista Alexandre Rands, presidente da Datamétrica, consultoria sediada em Recife, o ajuste fiscal está provocando um choque no mercado de trabalho do Nordeste. "O Nordeste é mais dependente dos serviços públicos. Naturalmente, se você tem uma crise focada no setor público, esses Estados sofrem mais", explicou Rands.

Em Salvador, o segmento de "outros serviços" foi o que mais fechou postos de trabalho na comparação com março de 2014, segundo o IBGE. Já em Recife, a construção civil é um dos que mais dispensou no período, reflexo de paralisações em obras como a Refinaria Abreu e Lima (Rnest), confirmada pela Petrobrás no balanço financeiro divulgado semana passada.

Com as demissões, o rendimento médio real do trabalhador no Nordeste também tem afundado. Em Salvador, a queda foi de 6,8% em março ante fevereiro e de 6,9% ante março do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário