O juiz da Vara Criminal de Caicó, Luiz Cândido Vilaça, alegou denúncia de estelionato para contestar nomeação de Eider Pereira Birto como interino da Coordenadoria de Administração Penitenciária (COAPE).
O magistrado manifestou o posiciomanto em um ofício encaminhado nesta quinta-feira (02) ao secretário de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte. O documento intitulado de Nomeação de Coordenador da COAPE trata o assunto como 'questão grave'.
O juiz afirma que Eider "NÃO REÚNE (Sic) os predicamentos para exercer tal cargo". Segundo o ofício, quando Eider exercia o cargo de vice-diretor da Penitenciária Estadual do Seridó foi denunciado pelo Ministério Público por crime de estelionato.
No documento, o magistrado afirma que caso o Estado insista em manter Eider na Coape, ele não poupará esforços no sentido de fiscalizar a atuação do mesmo, por 'não existir qualquer vínculo de confiança entre eles'.
"É importante destacar que este magistrado não tem qualquer intenção de interferir no Poder Executivo, mas não é possível que a designação para cargo de tal relevância recai sobre um nome com histórico criminal, sob pena de se instalar oficialmente o caos que já se encontra oficiosamente instalado no sistema prisional do estado", traz trecho do documento, recomendando a imediata revogação da nomeação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário