Páginas

25 de março de 2015

PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF SE REUNIU COM GOVERNADORES DO NORDESTE

Decisivo para a reeleição de Dilma Rousseff no ano passado, o Nordeste mostrou queda no apoio ao governo da presidente, segundo pesquisa Datafolha divulgada na semana passada. 

No momento mais delicado da gestão da petista, ela reúne às 16 horas desta quarta-feira 25, no Palácio do Planalto, nove governadores da região. Dilma pediu apoio em meio a acusações de que seu partido tenha recebido propina por meio de doações legais no esquema investigado pela Operação Lava Jato, manifestações pedindo impeachment e intervenção militar e reações negativas, inclusive de aliados, contra o anúncio de medidas de ajuste fiscal.

O encontro foi articulado pelo governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), forte aliado de Dilma. Na eleição presidencial do ano passado, ele contrariou a orientação de seu partido e decidiu ficar do lado da petista no segundo turno.

Além dele, estiveram presentes os governadores Rui Costa (Bahia), Flávio Dino (Maranhão), Wellington Dias (Piauí), Paulo Câmara (Pernambuco), Renan Filho (Alagoas), Robinson Faria (Rio Grande do Norte), Camilo Santana (Ceará) e Jackson Barreto (Sergipe).

Em troca, os governadores aproveitaram o momento para entregar à presidente uma pauta de reivindicações para a região. Eles pediram a manutenção de investimentos em obras, a liberação de créditos subsidiados e cobraram pelo atraso na regulamentação do novo indexador das dívidas estaduais e municipais.

Após uma reunião com Dilma na semana passada, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), declarou que procuraria os colegas nordestinos para que fizessem "defesa constitucional" pública ao governo Dilma.

"Os governadores do Nordeste pediram uma audiência para ajudar o Brasil a enfrentar o desafio. O Nordeste é uma região que cresce mais do que o país, então é fundamental a presidente ter nesse diálogo a disposição para iniciar um processo de rearrumação, tanto da economia quanto da política", disse o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário