Páginas

25 de março de 2015

AÇUDES E RESERVATÓRIOS DO RN ESTÃO SANGRANDO: CHUVAS AINDA ESTÃO ABAIXO DO ESPERADO

Sítio Lagoa Seca e Aroeira
Mesmo com a previsão dos meteorologistas do Nordeste de que as chuvas deverão mostrar um comportamento variando de normal a abaixo do normal, as precipitações que vem sendo registradas em todo Rio Grande do Norte fizeram com que alguns açudes e pequenos reservatórios sangrassem, trazendo alegria para o homem do campo.

No município de Jucurutu, localizado na microrregião do Vale do Açu e distante 233 km de Natal, choveu forte na zona urbana e rural. Os reservatórios nas comunidades de Sítio Lagoa Seca e Aroeira sangraram.  Em Angicos, choveu uma média de 413 milímetros somente no final de semana e três principais reservatórios de água transbordaram. O açude Novo Angicos, conhecido como Açude do Rio, começou a sangrar ainda na tarde da segunda-feira (23). 

O reservatório é considerado a maior conserva hídrica da cidade. O açude José Teodoro, no centro de Angicos, também sangrou. As fortes chuvas também trouxeram transtornos, ocasionando o bloqueio de estradas. Segundo moradores, em Felipe Guerra, o barulho da cachoeira do Roncador dava para ouvir de longe e também atraiu muitas pessoas. 

Açude Pataxó
Na cidade de Campo Grande vários açudes encheram, a Barragem de Pepeta e a Barragem da Fazenda Pedra Branca sangraram. A água que caiu ainda encheu os reservatórios do Sítio São Miguel, Sítio da Conceição, Açude do Morcego, barragem da Fazenda de Roberto de Neves, Poço Redondo e Barragem do Silva, todos em Campo Grande.

O açude Pataxó, no município de Ipanguaçu, atingiu seu limite máximo na manhã de ontem (24) e também sangrou. Para transbordar, o açude precisou atingir quase 5 metros de água. O início da sangria atraiu os moradores para assistir o espetáculo.Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), as chuvas ocorridas até o momento ainda estão abaixo do esperado. Uma grande área que envolve todo o Seridó, Região Central, grande parte do Agreste e Alto Oeste, as precipitações estão mais de 50% abaixo do esperado para o período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário