Páginas

30 de setembro de 2014

18 GOVERNADORES TENTAM A REELEIÇÃO, MAS SÓ 8 APARECEM COM FAVORITOS

A eleição de 2014 tem sido dura para políticos que buscam a reeleição para o cargo de governador. Dos 27 governadores atuais, 18 estão tentando ganhar mais quatro anos, mas apenas 8 deles aparecem como favoritos.

Entre os 8 que estão à frente nas pesquisas, só 3 governadores têm chances mais claras de vencer a disputa já no 1º turno de 5 de outubro: Tião Viana (PT-AC), Raimundo Colombo (PSD-SC) e Geraldo Alckmin (PSDB-SP).

A tendência é que a maioria dos demais governadores enfrente uma disputa de 2º turno. Vários hoje estão em segundo lugar nas pesquisas e parecem vítimas do vento de mudança na política que foi expressado nas manifestações de rua de junho de 2013.

A eleição de 2014 é cheia de contradições. Apesar dessa dificuldade de muitos governadores para conquistar mais quatro anos de mandato, quando se observa o quadro de candidaturas nota-se que o tradicional PMDB é o partido com maior número de nomes competitivos, nove, segundo as pesquisas mais recentes.

Hoje, os peemedebistas governam sete Estados. Se todos os seus candidatos agora confirmarem nas urnas o favoritismo mostrado nas pesquisas, o PMDB comandará nove unidades da Federação em 2015. Pularia de 25,7 milhões de eleitores governados para 35,3 milhões.

Em termos econômicos, como se observa na tabela acima, o PMDB está hoje à frente de Estados cujo PIB (Produto Interno Bruto) somado é de R$ 713 bilhões. Em 2015, confirmadas as pesquisas, os peemedebistas comandariam R$ 909 bilhões.

PT e PSDB têm seis candidatos competitivos a governador cada um. Como os tucanos estão no governo de São Paulo e tendem a manter o Estado, dada a condição de favorito de Geraldo Alckmin, o PSDB deve continuar sendo a legenda com mais eleitores governados em 2015 serão 53,4 milhões. O PT, se tiver sucesso com todos os seus nomes à frente nas pesquisas, vai governar 34,6 milhões de eleitores.

As pesquisas disponíveis nas 27 unidades da Federação também mostram que o eleitor está preferindo levar a maior parte dos confrontos para o segundo turno. As pesquisas disponíveis no momento mostram que há quatro Estados nos quais também existe a chance de a eleição de governador acabar já em 5 de outubro: Alagoas, Bahia, Mato Grosso e Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário