Páginas

29 de junho de 2014

CHUVAS DEIXAM 40 MIL DESABRIGADOS EM SC

Com a melhora no tempo, os municípios catarinenses atingidos pelas fortes chuvas começam a repassar dados da situação para a Defesa Civil estadual. 

Conforme atualização do órgão na manhã deste domingo (29), o estado contabiliza 40 mil desabrigados ou desalojados. Até então, 37 cidades registraram ocorrências devido às chuvas, desde 25 de junho. A região Oeste é a área mais afetada.

O número de pessoas afetadas subiu consideravelmente em relação aos cálculos divulgados no sábado (28) pela Defesa Civil do estado porque a prioridade dos municípios era auxiliar as famílias que estavam em situação de risco. De acordo com o levantamento anterior, havia cerca de 2,2 mil pessoas fora de casa - entre desabrigados e desalojados - em 34 municípios catarinenses.

De acordo com o relatório deste domingo (29), 14 municípios decretaram situação de emergência. São eles: Joaçaba, Palmitos, Herval d'Oeste, Presidente Castelo Branco, Lageado Grande, Piratuba, Planalto Alegre, Itá, Capinzal, Itapiranga, Irani, Rio do Sul, Cordilheira Alta e Videira. Também atingida, Rio das Antas havia decretado emergência por causa das chuvas do início de junho.

A Defesa Civil do estado informou que os números podem subir ainda mais e alguns municípios podem solicitar o decreto nas próximas horas. Com situação estabilizada, os rios começam a baixar gradativamente. O único a subir, conforme o órgão estadual, é o rio Itajaí-Açú (está com 9,39 metros acima do nível normal), que se eleva cerca de 2 centímetros por hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário