Páginas

7 de dezembro de 2013

RN: GOVERNO ROSADO, GASTO COM SAÚDE DIMINUI

Após prometer na campanha de 2010 tratar a saúde como prioridade, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) caminha para o fim do mandato em meio a problemas no setor e segurando despesas.

Médica, Rosalba é criticada por servidores da saúde, que em outubro pediram à Assembleia Legislativa o impeachment da governadora (o pleito está em tramitação).

Os funcionários apontam atrasos de salários e falta de pessoal e chamam a atenção para os investimentos na área, avaliados como ínfimos pelo Tribunal de Contas local. A participação da saúde nos gastos da gestão caiu: foi de 17,3% da receita em 2011 para 15,7% em 2012. Neste ano, deve ficar em 14,7%.

A governadora afirma que há uma campanha dos servidores contra o governo desde que a gestão instituiu o ponto eletrônico: "O pedido de impeachment é uma resposta a essa medida".

A oposição diz que muitas obras são de gestões anteriores e só estão sendo retomadas. "Este governo não disse a que veio. Falta rumo", diz o deputado Fernando Mineiro (PT). O cenário eleitoral é incerto. Rosalba não diz se tentará a reeleição. O único a se dizer candidato é o vice-governador, Robinson Faria (PSD), que rompeu com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário