Páginas

29 de novembro de 2013

TROCA-TROCA DE PARTIDOS NA CÂMARA CRESCE 55% NA ATUAL LEGISLATURA

Levantamento da Secretaria Geral da Mesa Diretora da Câmara revela que o troca-troca partidário se intensificou na atual legislatura e cresceu 55% em relação ao período anterior. Até o momento, 129 deputados mudaram de legenda desde 2011. Um número bem maior do que todo o período de quatro anos da legislatura anterior (2007), quando 83 deputados mudaram de partido.

Esse crescimento da infidelidade partidária retoma uma prática que era comum antes da decisão do Supremo Tribunal Federal, de 2007, que estabeleceu o entendimento de que a fidelidade partidária passa a ser norma, porém, só valendo a cassação dos mandatos de parlamentares que trocaram de partido após decisão do TSE daquele mesmo ano.

Na legislatura de 1999, o troca-troca atingiu 183 deputados. No mandato iniciado em 2003, esse número subiu para 197 deputados que mudaram de partido. A decisão do STF, de 2007, fez cair de forma significativa a infidelidade partidária. Mas a janela criada com o surgimento de novos partidos nesta legislatura, como PSD, PROS e Solidariedade, fez subir novamente esse número. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário