Páginas

30 de novembro de 2013

LULA VENCERIA AS ELEIÇÕES NO PRIMEIRO TURNO CASO FOSSE CANDIDATO

A pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado analisou a possibilidade da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de 2014.

Segundo o Datafolha, ao enfrentar nas urnas os candidatos Aécio Neves e Eduardo Campos Lula ganharia o primeiro turno com 56% dos votos, enquanto Aécio teria 16% e Campos 8%. Votos em branco ou nulos somam 14% e outros 6% indicaram não saber em quem votar.

As candidaturas são prováveis – só serão oficializadas pelos partidos no ano que vem. A eleição de 2014 está marcada para 5 de outubro e, além de presidente, escolherá senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais.

Outros cenários
O Datafolha testou ainda outros quatro cenários com a candidatura de Dilma pelo PT. Apenas em um deles, com Marina Silva (PSB) e José Serra (PSDB) no pleito, a presidente não venceria as eleições no primeiro turno. Nesse cenário, Dilma teria 41% dos votos. Somados, Marina e Serra teriam 43% dos votos.

O instituto também simulou um primeiro turno entre Dilma Rousseff, Joaquim Barbosa, atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

Se as eleições fossem hoje, Dilma seria reeleita com 44% dos votos. Barbosa receberia 15% dos votos, Aécio, 14%, e Campos, 9%. Outras três simulações foram feitas pelo Datafolha com Lula como candidato pelo PT. O ex-presidente receberia mais de 50% dos votos em todos os cenários apresentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário