Páginas

28 de maio de 2013

QUANTO CUSTA A VERDADE: A VIDA, OU A DEMISSÃO


Fica claro às pessoas que conhecem a nossa trajetória profissional desde 1986, quando cheguei a Caicó que a decisão tomada pela direção da Rede Tropical de Comunicação em Natal, Rio Grande do Norte, de propriedade do José Agripino Maia (DEM), de me demitir na manhã da última segunda-feira, da Rádio Seridó de Caicó, onde apresentava o programa “Alerta Geral” ao meio dia, que trata-se de decisão de censura, desrespeito à liberdade e ao direito intelectual do jornalista e, sobretudo, vilipêndio ao estado democrático de direito.

Minha demissão foi ocasionada por denunciar no programa Alerta Geral, levado ao ar naquela emissora a falta de pagamento por parte do governo do Estado de 100 toneladas de peixes adquirido para serem distribuídos durante a Semana Santa com as prefeituras da região do Seridó e que até agora a governadora não teria feito o pagamento aos pescadores do Itans de Caicó.

Consideramos este e qualquer tipo de censura, assim como os esforços para inviabilizar o trabalho que eu desenvolvia neste veículo de comunicação, uma afronta ao direito básico “à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas minhas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão”, previsto pela Declaração Universal dos Direitos Humanos em seu artigo 19º.

Tal perseguição também representa um verdadeiro atentado à Constituição Federal Brasileira, Artigo 220, Capítulo V, que garante aos cidadãos que a “manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto na Constituição”.

Sempre fui nesses 38 anos de jornalismo na maior parte deles em Caicó uma das principais referências quando o assunto é jornalismo e por ter um compromisso com a verdade, terei de pagar um preço alto pela minha coragem e pela minha determinação em denunciar, reclamar e defender aqueles que vivem sendo enganados pela classe política desse país.

Rio Grande do Norte, estado reconhecido hoje por problemas de violência de impunidade e desmandos administrativos, onde denunciar custa para o denunciante a vida ou a demissão, como aconteceu em 2010 com jornalista F. Gomes que teve sua vida ceifada, foi brutalmente assassinado, por dizer a verdade em seu programa de rádio em Caicó.

No meu caso, por fazer denúncias de fraudes aos cofres públicos e dos erros e desmandos do poder Executivo,seja ele, Federal, Estadual, ou Municipal, fui alvo da ira dos incompetentes, que só conseguem sobreviver as custas desses contendores. Já sofri agressões físicas e verbais por causa de minhas opiniões e artigos, por me dar o direito de veicular informações de interesse público.

Sem temer o presente e o futuro, vou continuar minha luta, agora neste Blog onde conto com o apoio de todos cidadãos comuns, leitores, conscientes da injustiça que é praticada neste caso, e deixou claro neste manifesto que a condenação que me foi imposta representa uma afronta ao direito de opinião e de informação, valor fundamental à democracia e à dignidade humana.

O meu compromisso sempre foi e será com a verdade, com meu ouvinte, ou leitor. Uma coisa eles não vão conseguir mudar: A minha formação e o meu caráter. Se o sistema de Tropical de Comunicação do senbador, não tem compromisso em revelar a verdade aos seus milhares de ouvinte, eu tenho, e a prova está na minha demissão. Está no meu DNA e ninguem poderá mudar, Quem faz passivamente só o que lhe foi ordenado não consegue manifestar sua real capacidade por mais que o tempo passe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário