Páginas

31 de maio de 2013

OPERAÇÃO POLICIAL DESARTICULA QUADRILHA DE TRÁFICO NO RN E CEARÁ, 40 SUSPEITOS FORAM PRESO

Investigações da operação 'Elefante Branco' foram
coordenadas pelas polícias do RN e Ceará (Foto: Polícia Civil)

A Polícia Civil divulgou nesta sexta-feira (31) o resultado da operação "Elefante Branco", que cumpre mandados de prisão no Rio Grande do Norte e Ceará desde a última quarta-feira (29). Ao todo 40 pessoas foram presas sob suspeita de integrarem uma quadrilha que traficava drogas entre os dois estados. A investigação mostrou que as transações eram coordenadas de dentro de presídios no Ceará. O esquema de distribuição fazia parte da estratégia de crescimento de uma organização criminosa de São Paulo dentro do Nordeste, segundo informou por meio de nota a Delegacia Geral da Polícia Civil do RN (Degepol).

“Fomos verificando que os homicídios e roubos que estavam acontecendo na região eram ligados ao tráfico de drogas, mas que os traficantes que atuavam na cidade eram os pequenos varejistas. Decidimos descortinar a lógica entre tráfico local e crimes, e descobrimos que a fonte abastecedora estava sendo coordenada de dentro de presídios no Ceará”, detalhou Inácio Rodrigues, delegado regional de Polícia Civil de Pau dos Ferros, município a 400 quilômetros de Natal.

As investigações duraram cerca de seis meses e foram coordenadas em parceria com o delegado Pedro Viana, titular da Delegacia de Narcóticos (Denarc) de Fortaleza. De acordo com a Degepol, a droga saía do Paraguai, passava pelo Mato Grosso, São Paulo e seguia para Fortaleza, segundo a Degepol. Da capital cearense, a droga era distribuída para cidades como Mossoró, chegando até Pau dos Ferros, ambas na região Oeste potiguar.

“Todo o trabalho de compra, venda e distribuição da droga era feita pelos criminosos de dentro dos presídios. De lá eles comandavam o comércio ilegal dando ordens e fazendo acompanhamento da movimentação financeira”, detalhou o delegado Inácio Rodrigues. Para que o trabalho da quadrilha fosse produtivo, a Polícia Civil informou que a quadrilha seguia uma hierarquia com lideranças interligadas.

Na madrugada da quinta-feira (30), na cidade de Aquiraz, no Ceará, policias civis invadiram o laboratório do grupo cearense e apreenderam 17 quilos de crack, três quilos de material usado para o refino da droga, microondas, balanças e materiais plásticos usados para molde e resfrio da droga. O motorista do grupo e o guardião da droga estão presos em Fortaleza.

Por último, na manhã desta sexta foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão das pessoas que foram consideradas pela investigação como líderes pelo abastecimento dos traficantes varejistas da cidade de Pau dos Ferros. Foram presas nessa última etapa da operação 22 pessoas.

De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Civil, a operação cumpriu um total de 33 mandados de prisão e 32 mandados de busca e apreensão durante toda a operação. Cinco contas bancárias utilizadas para a movimentação financeira do tráfico de drogas foram bloqueadas. A ação contou com a participação mais de 20 delegados e cerca de 130 agentes de investigação.
Fonte- G1-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário