Páginas

26 de fevereiro de 2013

NOTIFICAÇÕES DE CASOS DE DENGUE CAEM 59% NO RIO GRANDE DO NORTE



Apesar de ter conseguido uma redução significativa nas notificações de dengue, o Rio Grande do Norte ainda tem uma das maiores incidências da doença no Nordeste. Entre 1º de janeiro e 16 de fevereiro/2013 foram feitas 955 notificações, ante 2.310 no mesmo período do ano passado. A queda foi de 59%.

Os casos graves da doença caíram de 38 para apenas um este ano (-97% no RN e 44% no Brasil). Em 2012 duas pessoas morreram em consequência da dengue no Estado; este ano, nenhuma.

Os números constam do novo boletim epidemiológico da dengue, divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde. A incidência caiu 71,6 registros para cada grupo de 100 mil habitantes para 29,6.

Apesar disso, o RN ocupa o segundo lugar no ranking nordestino, perdendo apenas para a Bahia, cuja incidência é de 49,7. Na Paraíba a incidência é de 13,7% e no Ceará de 19,9.

A tendência de queda nos casos graves e óbitos, segundo o Ministério da Saúde, é resultado das medidas adotadas em conjunto com estados e municípios, como organização da rede pública de atendimento, a melhoria da atenção básica, capacitação dos profissionais e reforço à vigilância em saúde.

O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, ressaltou que maioria das vítimas de óbitos por dengue é de pessoas com comorbidades, ou seja, que possuem doenças como diabetes, cardiopatias, pneumopatias, entre outras. "Temos que redobrar a atenção, tanto nas ações de prevenção como também de atendimento às pessoas que adquirem a doença", observou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário