Páginas

28 de janeiro de 2013

APÓS INCÊNDIO, TARSO DIZ QUE LEGISLAÇÃO DE ALVARÁS DEVE MUDAR

Algumas das vítima do incêndio da Boate Kiss no RS


O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), afirmou nesta segunda-feira que a legislação de alvarás deve passar por mudança após o incêndio que matou 231 pessoas e deixou mais de cem feridas na madrugada de ontem na boate Kiss, em Santa Maria.

"É conhecido que a legislação para concessão de alvarás é de responsabilidade da prefeitura, e que ela é muito defasada. Vamos revisá-las para ver se temos sugestões para dar aos municípios", afirmou Genro, que destacou também que as legislações de outros países, como Rússia, Argentina e EUA, também são defasadas.

"Não é possível que um dono de uma boate tenha autonomia para promover um espetáculo de fogos como esse", acrescentou o governador se referindo ao acidente ocorrido na boate.

Segundo a Defesa Civil, o fogo começou na espuma de isolamento acústico quando um dos integrantes da banda que se apresentava acendeu um sinalizador, que atingiu o teto.

O secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, informou que o plano de combate a incêndio da casa está vencido desde agosto de 2012. Já a Polícia Civil afirmou que a casa estava com o alvará de funcionamento vencido também desde o ano passado, mas estava em processo de renovação.

PRISÕES

Um dos sócios da boate e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira, que se apresentava no momento em que o fogo começou, foram presos hoje em cumprimento ao mandado de prisão temporária decretada pelo juiz Régis Adil Bertolini.

Uma quarta pessoa também teve o decreto de prisão expedido, mas ainda não foi detido. O delegado Sandro Meiner não informou os nomes dos presos e da pessoa que ainda está sendo procurada. "As prisões são para possibilitar as investigações dos fatos em todas as suas nuances", afirmou ele.

Ao ser questionado sobre as prisões, Tarso Genro afirmou que "não devemos antecipar as responsabilidades". Segundo ele, o inquérito vai apurar mais pra frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário