Páginas

27 de novembro de 2012

SAMU NATAL SUSPENDE ATIVIDADES POR FALTA DE MÉDICOS PARA FECHAR ESCALA



O SAMU Natal está com as atividades suspensas a partir desta terça-feira (27). O motivo é a falta de médicos para cobrir os plantões. Segundo o coordenador médico do SAMU, Ariano Oliveira, com a paralisação dos médicos cooperados, a da unidade está sem ter como fechar as escalas do plantão.

“Na verdade estamos enfrentando problemas na escala há um bom tempo. Hoje o SAMU fecha uma escala com quatro médicos, quando deveriam ser cinco”, diz Ariano.

Desde a paralisação dos cooperados no dia 21 deste mês por falta de pagamento dos salários de setembro e outubro, a unidade teve que readequar a escala para fechar os plantões com os médicos concursados.

“Hoje não temos mais como fechar essa escala, porque os próprios médicos estatutários já deram seus plantões”, frisou. No SAMU Natal nove médicos cooperados prestam serviço e 38 são concursados.

De acordo com o coordenador médico do SAMU, a paralisação ocorre também, porque a prefeitura já deu dois prazos para efetuar o pagamento dos cooperados e até agora nada foi efetuado. “Primeiro o poder executivo garantiu o pagamento na última sexta-feira e não obtivemos nada. Ontem foi mais um dia de promessa e os médicos não receberam”, diz.

Agora, uma assembleia está marcada para acontecer nesta quarta-feira (28). “Por mais que o pagamento seja efetuado hoje, os médicos só voltam ao trabalho depois dessa assembleia e quando tiveram uma resposta da renovação do contrato que se encerra no dia 3 de dezembro. Caso o contrato não seja renovado, eles dizem que nem retornarão mais ao trabalho”, lembra Ariano.

Com informaçõa de Marksuel Figueredo
Foto - Joana Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário