Páginas

29 de julho de 2012

O RÁDIO NO BRASIL E SEUS 90 ANOS



O Rádio, mais que os outros veículos, conseguiu manter uma relação de intimidade com seu ouvinte ao longo dos últimos 90 .No início foram importados cerca de 80 receptores de rádio instalados em Niterói, Petrópolis e São Paulo, especialmente para a ocasião.

O transmissor foi instalado no alto do corcovado pela companhia americana Westinghouse. Era 7 de setembro de 1922, quando o discurso do então presidente Epitácio Pessoa feito durante a exposição do centenário da independência, na praia vermelha, no rio de janeiro marcou a primeira transmissão oficial de rádio no brasil.

em 1919, um grupo de amadores já tinha conseguido realizar experiências por radiotelegrafia, mas o que entrou para a história foi o discurso oficial. perto de completar 90 anos no Brasil, o rádio passou inúmeras mudanças, mas se mantém na linha de frente dos veículos de comunicação mais populares do país.

com um grande poder de mimetizar hábitos, tecnologias e costumes que vão mudando cada vez mais vertiginosamente, o rádio no Brasil se aproxima de seu centenário com fôlego de jovem e mil facetas. continua sendo pano de fundo das rotinas domésticas no velho e bom aparelho de AM e FM: 87,9% das casas têm um rádio segundo a associação brasileira de emissoras de rádio e televisão (ABERT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário