Páginas

26 de junho de 2012

RELATÓRIO DA ONU APONTA USO DE DROGAS POR 5% DA POPULAÇÃO MUNDIAL



Um relatório divulgado nesta terça-feira estima que cerca de 230 milhões de pessoas (5% da população adulta, com idade entre 15 e 64 anos) em todo o mundo usaram algum tipo de droga em 2010. Ainda segundo o estudo, 1 em cada 100 mortes entre adultos é atribuída ao uso de drogas.

Os dados fazem parte do Relatório Mundial sobre Drogas 2012, divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc). Segundo a publicação, o consumo e a produção de drogas ilícitas, como a cocaína, a heroína e a maconha, têm ficado estável, apesar de mudanças nos fluxos e mercados de consumo dessas substâncias.

O relatório mostra ainda que 13% dos usuários de drogas têm problemas com a dependência, incluindo distúrbios e o aumento, entre usuários de substâncias injetáveis, da incidência de Aids, de hepatite C e hepatite B.

De acordo com o Unodc, a maconha e os estimulantes do tipo anfetaminas são as drogas mais usadas no mundo. Globalmente, o consumo de cocaína ficou estável, com o número de usuários estimado em 2010 entre 13,3 milhões e 19,7 milhões, correspondendo a 0,4% da população adulta mundial.

Os principais mercados de cocaína continuam a ser a América do Norte, a América do Sul e a Europa central e ocidental. O consumo de cocaína entre os adultos diminuiu nos Estados Unidos, passando de 3% em 2006 para 2,2% em 2010. De acordo com o Unodc, isso pode estar relacionado ao declínio de 47% na fabricação de cocaína na Colômbia.

Segundo o relatório, no Brasil, as apreensões federais mais que triplicaram desde 2004, atingindo 27 toneladas em 2010. O uso de cocaína também aumentou entre as nações sul-americanas, inclusive no Brasil e em outros países que fazem parte do Cone Sul, a partir de meados da década de 90 até 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário