Páginas

29 de junho de 2012

DILMA SE ENCONTRA COM LÍDERES DO MERCOSUL NA ARGENTINA

Dilma, Cristina Kirchner, rgentina, e José Mujica, Uruguai


A presidente Dilma Rousseff participou, na manhã desta sexta-feira (29), de café da manhã de trabalho com líderes do Mercosul, em Mendoza, na Argentina. Os presidentes dos países que formam o bloco estão na Argentina para reunião de cúpula. O Paraguai não vai participar do encontro. Os demais países do bloco decidiram suspender o Paraguai do Mercosul por causa do impeachement que tirou o presidente Fernando Lugo do cargo.

O ministro das relações exteriores do Brasil, Antônio Patriota, deu entrevista na quinta-feira (28) em Mendoza para explicar a suspensão do Paraguai. "Estamos elaborando uma decisão que será analisada amanhã [sexta-feira] pelos presidentes. Discutimos a suspensão do Paraguai dos órgãos do Mercosul. Lamentamos muito esta situação, mas constatamos que não existe uma plena vigência democrática nesse país", disse.

Ele não afirmou, entretanto, se a suspensão será mantida até as próximas eleições no país, marcadas para abril do ano que vem, ou até a posse do novo presidente, planejada para ocorrer em agosto de 2013.

Na programação oficial de Mendoza para esta sexta-feira estão previstos, às 14h, fotografia oficial dos chefes de Estado da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) e logo depois almoço de trabalho. Em seguida, às 15h30, irá à Cúpula Extraordinária de Chefes de Estado da Unasul. Às 17h30, haverá declaração dos presidentes à imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário