Páginas

28 de outubro de 2011

PESQUISA LATINO-AMERICANA DE POPULARIDADE MOSTRA DILMA EM SEGUNDO LUGAR

Presidente Dilma-Brasil


Dos presidentes da América Latina, o da Colômbia, Juan Manuel Santos, é o mais popular. Dilma Rousseff, do Brasil, ficou em segundo lugar. Já Sebastián Piñera, do Chile, é o que tem o menor índice de aprovação popular (28%). As conclusões são pesquisa divulgada nesta sexta-feira (28/10) pela organização não governamental (ONG) Latinobarómetro, com sede em Santiago.

Um dos principais motivos da baixa popularidade de Piñera, para analistas, é a revolta dos estudantes chilenos contra o sistema de ensino pago, que já dura seis meses. Desde abril, os estudantes promovem protestos nas ruas de Santiago pedindo educação gratuita e de qualidade para todos.

A pesquisa que mediu a popularidade de presidentes de 18 países latino-americanos ouviu 20,2 mil pessoas, entre 15 de julho e 16 de agosto. A presidenta Dilma Rousseff teve índice de aprovação de 67% dos entrevistados brasileiros, perdendo apenas para o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que conta com o apoio de 75% da população. Rafael Correa, do Equador, ficou em terceiro lugar, com 64%.

Além de Piñera, que obteve o pior índice de popularidade, também não andam muito bem com o eleitorado os presidentes Leonel Fernandes, da República Dominicana (36%); Evo Morales, da Bolívia (41%); e Álvaro Colom, da Guatemala (43%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário