Páginas

30 de julho de 2011

Secretário Aldair Rocha


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Natal (RN), 28 de julho de

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) nunca teve a intenção de atrapalhar o acesso dos comunicadores sociais às informações oriundas dos órgãos que a compõem, por entender que a imprensa é uma aliada na busca pela solução dos problemas da sociedade.

Com a criação da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal (SEAC), os dados relativos à Segurança Pública foram concentrados, de forma a serem analisados, tabulados e divulgados aos setores policiais, como forma de balizarem operações e alimentarem o Serviço de Inteligência de informações que serão transformados em objeto de investigação.

A Seac também está responsável em emitir, quando solicitada pela Sesed, dados sobre ocorrências policiais, atendimentos prestados à população e os números de casos registrados pelo Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP). Entretanto, o que houve, por parte desta Sesed, foi a determinação de haver um disciplinamento na forma como os dados do Itep seriam divulgados à imprensa, para evitar informações desencontradas, como aconteciam até o final do ano passado, quando a Polícia Militar tinha uma informação, a Polícia Civil tinha outra e o Itep divulgava uma terceira, comprometendo a qualidade do resultado do trabalho de todos, inclusive dos repórteres, que não sabiam em quem confiar, ou desconfiar.

Disciplinar não significa proibir, omitir. A ideia é que todos os dados relacionados aos números de ocorrências da Sesed sejam divulgados pela Seac. Para isso, está sendo elaborado um sistema informatizado para melhor atender a todos, por meio da internet, que será atualizado pela Assessoria de Imprensa da Sesed. Problemas técnicos inviabilizaram o início dessa divulgação on-line, atualizada diariamente, e terminaram, de certa maneira, suspendendo a divulgação dos dados no Itep de Mossoró, como acontecia anteriormente. Desde a segunda-feira passada, o diretor geral do Itep, Nazareno de Deus, transmitiu aos seus subordinados de Mossoró uma determinação desta Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, de voltar a publicar, em um quadro de aviso, acessível a todos os repórteres, informações acerca da entrada de cadáveres, até que tudo passe a ser mostrado no site.

É assim, de maneira transparente, que trabalha o Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Natal, 28 de julho de 2011

Aldair da Rocha

Sec. da Segurança Pública e da Defesa Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário