Páginas

31 de julho de 2011

FESTA DE SANTANA RECEBE HOJE O TÍTULO DE PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO BRASIL

Sant'Ana, padroeira de Caicó


A secular Festa de Sant'Ana de Caicó, celebrada há 263 anos na capital do Seridó potiguar, ganha motivo extra para se orgulhar: durante a programação de encerramento hoje, o evento receberá o importante título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, reconhecimento concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A solenidade de entrega da condecoração terá a presença do bispo Diocese de Caicó, Dom Manuel Delson Pedreira da Cruz, e do prefeito Bibi Costa, que irão receber o título das mãos de representantes do Iphan. Essa é a terceira manifestação religiosa a integrar a seleta lista do Livro das Celebrações.


"É uma grande satisfação para a Igreja, e há todo um sentimento simbólico que nos enche de orgulho", garante o bispo Dom Manuel Delson.

Além da Festa de Sant'Ana de Caicó, apenas outras duas manifestações populares religiosas, são registradas no Iphan como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil: o Círio de Nazaré, em Belém (PA), procissão realizada a partir de 1792; e a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis (GO), celebrada desde 1819 - o evento religioso da capital paraense foi pioneiro, está inscrito desde 2004 no Livro das Celebrações, enquanto a festa do município goiano entrou na lista em abril de 2010.

Entrega do título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, será às 16h30, na Catedral de Sant'Ana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário