O Programa, de autoria do governo federal por meio do Ministério da Integração Nacional e o Ministério da Defesa, é executado e fiscalizado pelo Exército Brasileiro.
Em contrapartida, o Estado participa com o fornecimento de água, através da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), nos municípios em que isto é possível.
Segundo o coronel Francisco de Assis Xavier Reis, assessor parlamentar da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, a distribuição é realizada de acordo com a capacidade dos reservatórios existentes nas comunidades, de forma que se mantenha o atendimento da demanda de água.
O cálculo é feito por pessoa, sendo 20 litros per capita, por dia, seguindo orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Contudo um dado anima o sertanejo e reforça a ideia de que "nem tudo está perdido": outros 24 municípios solicitaram a suspensão temporária do abastecimento por carros pipas. Entre eles estão Baraúnas, Campo Grande, Francisco Dantas, Messias Targino, Olho D'Água do Borges, São Francisco do Oeste, Venha Ver, Almino Afonso, Janduís, Jardim do Seridó, João Dias e Luiz Gomes.
As chuvas que tem sido registrada pelo interior do RN, a pesar de não haver uniformidade na distribuição e intensidade tem assegurado a alguns municípios a garantia de abastecimento.
Segundo ele, ainda é cedo para falar em ampliação do abastecimento através de carros-pipas, mas essa possibilidade não pode ser descartada.
Já o diretor técnico da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) Emmanoel Mateus Alves Costa, disse que as equipes técnicas ainda não estão completas e um parecer sobre a situação deverá ser apresentado nas próximas horas.
A princípio ele acredita que a situação provocada pelas irregularidades das chuvas pode se configurar numa seca de verdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário