Páginas

8 de abril de 2011

DOS 167 MUNICÍPIOS DO RN, 56 SÃO ABASTECIDOS POR CARRO-PIPA



Dos 167 mu­ni­cí­pios do Es­ta­do, 56 de­pen­dem hoje de car­ros pipas para ga­ran­tir o abas­te­ci­men­to de água, prin­ci­pal­men­te na zona rural.

O Pro­gra­ma, de au­to­ria do go­ver­no fe­de­ral por meio do Mi­nis­té­rio da In­te­gra­ção Na­cio­nal e o Mi­nis­té­rio da De­fe­sa, é exe­cu­ta­do e fis­ca­li­za­do pelo Exér­ci­to Bra­si­lei­ro.

Em con­tra­par­ti­da, o Es­ta­do par­ti­ci­pa com o for­ne­ci­men­to de água, atra­vés da Com­pa­nhia de Águas e Es­go­tos do Rio Gran­de do Norte (CAERN), nos mu­ni­cí­pios em que isto é pos­sí­vel.

Se­gun­do o co­ro­nel Fran­cis­co de Assis Xa­vier Reis, as­ses­sor par­la­men­tar da 7ª Bri­ga­da de In­fan­ta­ria Mo­to­ri­za­da do Exér­ci­to, a dis­tri­bui­ção é rea­li­za­da de acor­do com a ca­pa­ci­da­de dos re­ser­va­tó­rios exis­ten­tes nas co­mu­ni­da­des, de forma que se man­te­nha o aten­di­men­to da de­man­da de água.

O cál­cu­lo é feito por pes­soa, sendo 20 li­tros per ca­pi­ta, por dia, se­guin­do orien­ta­ção da Or­ga­ni­za­ção Mun­dial de Saúde (OMS).

Con­tu­do um dado anima o ser­ta­ne­jo e re­for­ça a ideia de que "nem tudo está per­di­do": ou­tros 24 mu­ni­cí­pios so­li­ci­ta­ram a sus­pen­são tem­po­rá­ria do abas­te­ci­men­to por car­ros pipas. Entre eles estão Ba­raú­nas, Campo Gran­de, Fran­cis­co Dan­tas, Mes­sias Tar­gi­no, Olho D'Água do Bor­ges, São Fran­cis­co do Oeste, Venha Ver, Al­mi­no Afon­so, Jan­duís, Jar­dim do Se­ri­dó, João Dias e Luiz Gomes.

As chu­vas que tem sido re­gis­tra­da pelo in­te­rior do RN, a pesar de não haver uni­for­mi­da­de na dis­tri­bui­ção e in­ten­si­da­de tem as­se­gu­ra­do a al­guns mu­ni­cí­pios a ga­ran­tia de abas­te­ci­men­to.

Se­gun­do ele, ainda é cedo para falar em am­plia­ção do abas­te­ci­men­to atra­vés de carros-pipas, mas essa possi­bi­li­da­de não pode ser des­car­ta­da.

Já o di­re­tor téc­ni­co da Em­pre­sa de Pes­qui­sa Agro­pe­cuá­ria (Em­parn) Em­ma­noel Ma­teus Alves Costa, disse que as equi­pes téc­ni­cas ainda não estão com­ple­tas e um pa­re­cer sobre a si­tua­ção de­ve­rá ser apre­sen­ta­do nas próximas horas.

A prin­cí­pio ele acre­di­ta que a si­tua­ção pro­vo­ca­da pelas ir­re­gu­la­ri­da­des das chu­vas pode se con­fi­gu­rar numa seca de ver­da­de.

Nenhum comentário:

Postar um comentário