Quase metade dos parlamentares têm parentes na política: 44% dos deputados e 64% dos senadores. É o que mostra mapeamento inédito das ligações familiares de congressistas eleitos em 2006 e 2010, por estado, partido, idade e gênero, feito pela ONG Transparência Brasil.
A Região Nordeste tem a maior proporção de congressistas com parentes políticos: 60% dos deputados e 70% dos senadores. É o caso do presidente da Câmara, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
Henrique que e candidato a governador do RN, é filho do ex-governador do Rio Grande do Norte Aluizio Alves, sobrinho do ex-prefeito de Natal Agnelo Alves e do senador Garibaldi Alves, primo do ministro da Previdência (e senador licenciado) Garibaldi Alves Filho e do atual prefeito de Natal (RN), Carlos Eduardo Alves.
Tem ainda um primo deputado estadual, agora disputando uma cadeira de deputado federal,Walter Alves, e um cunhado que é deputado estadual José Dias, candidato a reeleição. Ao todo o Rio Grande do Norte tem sete Alves no poder. e querem continuar. São três deputados estaduais, um federal, um ministro, um senador e um prefeito.
Eles acharam pouco e se juntaram a antigos adversários, Wilma de Faria, e José Agripino com um lema: União pela Mudança. Perguntar não ofende, qual será a mudança que vamos ter nesse Estados se eles vão continuar no poder. Acorda Rio Grande do Norte, antes que seja tarde. Voto não tem preço, voto, tem consequência e em alguns casos essas consequências podem ser desastrosas, como a que estamos vivendo. Em 2010 acreditamos neles mesmos e elegemos Rosalba, deu no que deu. A Rosa virou espinho para todos nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário