Páginas

6 de novembro de 2017

PRIMEIRO DIA DE ENEM TEM 30% DE FALTOSOS

A taxa de abstenção no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi de 30,2%, o que representa 2.033.590 milhões de faltosos do total de 6,7 milhões de inscritos, segundo dados preliminares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os números ainda podem sofrer alguma mudança, segundo Eunice Santos, diretora de Gestão e Planejamento do Inep. Nos dois dias de prova de 2016, a abstenção média foi de 29,19%. Conforme Eunice, a mudança é estatisticamente irrelevante, mas considerada alta para o governo.

A edição do Enem com a maior proporção de faltosos foi em 2009: 37,7%. O governo vem tomando medidas nos últimos anos para diminuir a abstenção. Uma delas é exigir, no ano que vem, que os candidatos que se beneficiarem da gratuidade na inscrição e faltarem à prova apresentem uma justificativa documentada para terem novamente isenção da taxa de inscrição.

O primeiro dia do exame terminou com 273 eliminados, sendo 264 por descumprimento de regras de edital (como portar equipamentos eletrônicos, sair antes do horário permitido, entre outros) e nove flagrados em detectores de metal. Em 2016, no primeiro dia de prova, esse número foi de 3.942, segundo o ministro Mendonça Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário