Páginas

26 de julho de 2017

AO MANTER BLOQUEIO DE BENS, JUIZ CITA SALÁRIO QUE LULA NÃO RECEBE

Ao justificar a manutenção do bloqueio dos bens do ex-presidenteLuiz Inácio Lula da Silva determinado pelo juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, o desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sustentou que o petista não comprovou que sua subsistência está comprometida com o confisco dos valores e imóveis e que ele receberia “o auxílio que lhe é devido em decorrência da ocupação do cargo”. Não há, contudo, qualquer tipo de pensão ou auxílio financeiro entre os benefícios reservados a ex-presidentes da República no Brasil.

A “aposentadoria vitalícia” era prevista pela Constituição de 1967, segundo a qual “cessada a investidura no cargo de presidente da República, quem o tiver exercido, em caráter permanente, fará jus, a título de representação, desde que não tenha sofrido suspensão dos direitos políticos, a um subsídio mensal e vitalício igual ao vencimento do cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal”. A Constituição de 1988, no entanto, não prevê o auxílio. 


Carros e funcionários

A lei nº 7.474, de 8 de maio de 1986, determina que seja disponibilizado um aparato para apoio e segurança dos ex-ocupantes do Palácio do Planalto, sem citar qualquer pensão ou aposentadoria. O texto determina que os ex-presidentes têm direito a quatro servidores, para segurança e apoio pessoal, assim como dois veículos oficiais com motorista, custeados pela Presidência da República.

Os assessores, seguranças e motoristas à disposição de José Sarney, Fernando Collor de Melo, Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff ocupam cargos em comissão do Grupo de Direção e Assessoramento Superiores (DAS), até o nível 4. Além destes funcionários, os ex-presidentes também podem indicar dois servidores do mesmo grupo, mas de nível 5, para seu assessoramento. São no total, portanto, oito funcionários à disposição de cada ex-mandatário.

O bloqueio dos bens de Lula atinge 606.000 reais em contas bancárias, três apartamentos, um terreno e dois carros, além de 9 milhões de reais em dos planos de previdência privada no Banco do Brasil.

Lula recebe um salário mensal de cerca de 6.000 reais como anistiado político em razão da sua militância política durante a ditadura militar (1964-1985). Em relação ao fato de ter perdido um dedo em acidente de trabalho quando era metalúrgico, ele nada recebe – o caso ocorreu quando ele tinha 18 anos, em 1964, e ele continuou trabalhando.
 

Defesa

A assessoria de imprensa do Tribunal Regional Federal da 4ª Região afirma que o magistrado manterá o texto da decisão e que a base de seu entendimento, de que o ex-presidente não comprovou os riscos à sua subsistência, está mantida.

Por meio de nota após a decisão de João Pedro Gebran Neto, o advogado Cristiano Zanin Martins, que defende Lula, ressaltou que a decisão tem caráter liminar, que o magistrado não entrou no mérito do pedido dos defensores e que o ex-presidente “não recebe nenhuma aposentadoria por ter sido presidente da República por dois mandatos”.

PREFEITO É BALEADO E MORTO EM ATENTADO NO PARÁ

O prefeito de Tucuruí, Jones William (PMDB), foi morto na tarde desta terça-feira (25) após ser atingido por tiros em um atentado. A cidade, com 110 mil habitantes, fica no sudeste do Pará, a 480 km de Belém.

William, que tinha 42 anos, estava visitando obras de recuperação da estrada de acesso ao aeroporto, em uma área conhecida como Ocupação Cristo Vive, quando foi surpreendido por dois homens armados em uma moto.

De acordo com o delegado Sandro Rivelino, titular da Superintendência da Polícia Civil no município, foram disparados vários tiros contra o prefeito. Ele chegou a ser levado para o Hospital Regional de Tucuruí, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Um funcionário da prefeitura, que estava ao lado do prefeito no momento do atentado, foi atingido por um dos disparos de raspão. Ele foi atendido no hospital e passa bem.

Equipes das polícias Civil e Militar estão realizando buscas para identificar os autores e as motivações do assassinato do prefeito. As investigações serão realizadas por uma equipe de policiais civis da Divisão de Homicídios de Belém. Este é o terceiro prefeito assassinado na região sudoeste do Pará em menos de um ano.

Em maio, o prefeito da cidade de Breu Branco, Diego Kolling (PSD), foi morto enquanto andava de bicicleta com amigos numa rodovia junto ao município. A cidade fica a 38 km de Tucuruí. Em janeiro, o prefeito da cidade de Goianésia do Pará, João Gomes da Silva (PR), foi morto a tiros enquanto participava de um velório na cidade. Um mês depois, o vereador José Ernesto da Silva Branco (PHS), da mesma cidade, também foi morto a tiros.

TEMER É REPROVADO POR 94% DOS BRASILEIROS, E 95% CREEM QUE PAÍS ESTÁ NO RUMO ERRADO, DIZ PESQUISA

A maneira como o presidente Michel Temer atua no país é reprovada por 94% dos brasileiros, segundo pesquisa Pulso Brasil, da Ipsos.

Noventa e cinco por cento dos entrevistados disseram ainda acreditar que o Brasil está no rumo errado. A análise foi feita com 1,2 mil pessoas em 72 municípios do país.

A maioria dos entrevistados (85%) também avaliou a administração do governo federal como ruim ou péssima. A pesquisa fez ainda um ranking com políticos, juristas e personalidades públicas quanto a sua atuação no país.

Entre os possíveis candidatos à presidência da República no ano que vem, o senador Aécio Neves tem o maior índice de reprovação (90%), seguido pelo governador de São Paulo Geraldo Alckmin (67%), Marina Silva (59%), o deputado federal Jair Bolsonaro (53%) e Ciro Gomes (52%).

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff tiveram, respectivamente, 80% e 68% de reprovação. João Doria e Marcelo Crivella, prefeitos de São Paulo e do Rio, também apareceram na lista com 45 e 47% de rejeição, respectivamente.

Entre os juristas, a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes é reprovada por 58% dos entrevistados. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tem 44%, o ministro Edson Fachin não tem apoio de 41%, e a presidente do STF, Carmen Lúcia, tem 36% de sua atuação reprovada.

JANOT DEFENDE MANTER CUNHA PRESO E DIZ QUE EX-DEPUTADO TENTOU INTIMIDAR TEMER

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, defendeu, em parecer encaminhado nesta terça-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) permaneça preso e destacou que o ex-deputado tentou intimidar o presidente Michel Temer ao fazer "insinuações" sobre a conduta do chefe do Poder Executivo em fatos que não teriam relação com o processo a que o ex-parlamentar responde.

"O ora recorrente se valeu do processo penal para intimidar e exercer pressão sobre a figura do Presidente da República", argumentou Janot. "Insinuar a existência de relação entre Michel Temer e José Yunes (advogado e amigo do presidente), bem como sugerir que este último teria intermediado financiamento oficial ou não declarado de campanhas do atual chefe do Poder Executivo Federal ou de sua legenda eleitoral, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o que não tem instrumentalidade alguma à defesa de Eduardo Cunha no caso", criticou Janot.

Em outubro do ano passado, o juiz federal Sérgio Moro, de Curitiba, decretou a prisão preventiva do ex-deputado no curso de uma das fases da operação Lava Jato. No final de março, Moro condenou-o a 15 anos de prisão. No parecer, de 64 páginas, Janot lembra que o ex-parlamentar tem contra si três mandados de prisão expedidos.

O chefe do Ministério Público Federal argumentou ainda que Cunha deve ser mantido afastado sob o argumento de que o ex-deputado detém um "potencial delitivo" concentrado atualmente mais na "capacidade de influenciar seus asseclas, ainda ocupantes de cadeiras no Congresso Nacional". Ele chama-o de profissional do crime que poderia voltar a delinquir.

GOVERNO APROVA CNH DIGITAL QUE PODERÁ SER LEVADA EM CELULAR

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou nesta terça-feira a criação de uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital. O documento poderá ser salvo em smartphones e terá a mesma validade que a versão impressa. O novo formato deve entrar em vigor em fevereiro de 2018, e a versão em papel da carteira de habilitação continuará sendo produzida.

Na versão digital, a verificação da autenticidade será feita através de certificados eletrônicos ou por leitura de QR Code (registro similar a um código de barras). Está em testes também um aplicativo para que agentes de trânsito possam consultar as informações do documento através de QR Code que é impresso nas habilitações em papel desde maio.

Segundo o ministro das Cidades, Bruno Araújo, a validade do documento é igual ao da impressa porque já existe regulamentação sobre certificação eletrônica, que permite reduzir a burocracia. “Há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. Com isso, quem esquece a CNH em casa, não estará sujeito à multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital”, disse.

AÉCIO DEVE DEIXAR PRESIDÊNCIA DO PDSB EM AGOSTO

O senador Aécio Neves (MG), presidente afastado do PSDB, deve se reunir com o também senador Tasso Jereissati (CE), que ocupa a função interinamente, já no início de agosto, para discutir sua saída da presidência da sigla.

De acordo com informações da GloboNews, a dúvida seria apenas sobre a melhor forma de conduzir o processo: se pela renúncia do mineiro ou pela convocação da convenção do partido, o que ocorreria no fim do próximo mês.

Desde que foi citado na delação da JBS, em maio último, Aécio deixou o cargo e tem incomodado os companheiros tucanos.Ele é suspeito de ter recebido propina de R$ 2 milhões, além de ter tentado, segundo os delatores, atrapalhar o andamento da Operação Lava Jato.

O próprio Jereissati defende a saída definitiva do mineiro do cargo e tem se recusado, segundo fontes do partido, a continuar "dividindo" o espaço com ele. Um grupo, no entanto, quer que haja uma renúncia coletiva de toda a executiva da sigla, para evitar um constrangimento ainda maior ao senador.

“Está na hora de Aécio fazer um gesto pelo partido. O PSDB não pode ficar sangrando por causa dele”, desabafou um integrante da Executiva do PSDB.

MAIA CRÊ EM VITÓRIA DE TEMER NA VOTAÇÃO DE DENÚNCIA NA CÂMARA

Primeiro na linha sucessória caso o presidente Michel Temer seja afastado do cargo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse a aliados que acredita na vitória do peemedebista na votação da denúncia contra ele no plenário da Casa. As informações são da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo.

Maia disse acreditar que será possível realizar a votação no dia 2 de agosto, conforme foi previsto antes do recesso parlamentar, e que Temer vencerá o primeiro round da batalha com relativa folga. O presidente foi denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por corrupção passiva no caso JBS.

Janot deve apresentar uma segunda denúncia antes de deixar o cargo em setembro, o que complicaria ainda mais a situação de Temer. Ainda segundo o Painel, aliados na Câmara contabilizam algo em torno de 230 e 250 votos favoráveis ao presidente. Temer tem ligado pessoalmente para os parlamentares indecisos para tentar angariar apoio.

24 de julho de 2017

EX-PREFEITO DE CAICÓ, ROBERTO GERMANO RECEBEU ALTA HOSPITALAR

O ex-prefeito de Caicó, Roberto Germano (PMDB), passou por uma cirurgia no Hospital do Coração de Natal, para desobstrução de artérias cardíacas.

Em 2003, Roberto sofreu um infarto no exercício do mandato de prefeito de Caicó, quando foi transferido às pressas para a capital do Estado.

A cerca de 15 dias, Roberto Germano, se consultou em Caicó momento em que o cardiologista Dr. Sérgio identificou entupimento de artérias do coração e a necessidade de realização da cirurgia e fez o encaminhamento do mesmo para Natal.

A equipe do cardiologista, Marcos Lima, realizou 3 pontes de safena e uma mamária no ex-prefeito. Os médicos informaram a que a cirurgia foi um sucesso. Logo depois ,Roberto foi colocado em uma Unidade de Terapia Intensiva UTI que é o procedimento de praxe para pacientes pós operados neste tipo de cirurgia, depois ele foi para uma enfermaria para sua recuperação.

No final da semana Roberto Germano recebeu alta e já está em sua residência em Caicó, segundo informou seu cunhado, o odontólogo David Fernandes
.

EX-GOLEIRO MARCOS DEIXA A UTI E TEM QUADRO DE SAÚDE ESTÁVEL

O ex-goleiro Marcos avançou no processo de recuperação da cirurgia cardíaca realizada na última quinta-feira (20). O ídolo palmeirense deixou a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e segue o tratamento em um quarto no HCor (Hospital do Coração). O quatro do pentacampeão é estável.

Segundo informação confirmada pelo próprio hospital, Marcos tem evoluído bem na recuperação. O ex-goleiro encontra-se internado desde o dia da cirurgia, mas agora segue o tratamento no quarto, sem a necessidade dos cuidados especiais de uma UTI. Marcos descobriu o problema cardíaco há quase um mês, depois de passar por exames de rotina. O pentacampeão teve diagnosticada uma alteração na válvula mitral, que gerava um inchaço no coração.

NÚMERO DE PRESIDIÁRIOS INFECTADOS POR BACTÉRIA NA PAPUDA TRIPLICA

Subiu para 2.095 o número de presidiários com doenças de pele no sistema penitenciário da capital federal. Na semana passada, o número era menor. Apenas 692 detentos haviam adoecido. Isso significa que triplicou a quantidade de gente doente. Outros 4,6 mil presos passaram por exames clínicos para monitorar a enfermidade.

Segundo as secretarias de Segurança e de Saúde, não há motivo para suspender as visitas. As autoridades sanitárias descartam, apesar do aumento substancial de casos, que esteja havendo uma epidemia no sistema carceráreo. Cinco das seis unidades prisionais do Complexo da Papuda passaram por higienização. O mesmo ocorreu em outras 25 celas.

As doenças detectadas foram escabiose, tineas, pitiríase e furunculoses. Todas são enfermidades de pele altamente contagiosas. "Os médicos realizam a consulta com os detentos, verificam se eles estão com alguma doença de pele, passam a medicação nos casos que forem diagnosticados e dão orientações de higiene, como a lavagem de mãos", explica o Governo Distrito Federal, em nota.

Apesar do aumento de prisioneiros doentes, o governo garante que todos os detentos são acompanhados por equipes de saúde. "Os presos são constantemente acompanhados por diversos profissionais da saúde que trabalham nas unidades, como clínicos-gerais, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais, terapeutas, entre outros", ressalta o texto.

EXPLORAÇÃO, MORTES E FALTA DE DINHEIRO: COMO OS OPERÁRIOS SOFREM NA PREPARAÇÃO DA COPA DO MUNDO DE 2018

Falta menos de 1 ano para a Copa do Mundo da Rússia e os estádios já estão em fase final de construção para receberem o desfile de craques no principal torneio de futebol mundial. Porém, um fator preocupa a Human Rights Watch (Organização dos Direitos Humanos, em português): a exploração de trabalhadores imigrantes nas obras dos locais de competição e infraestrutura para o torneio.

Segundo denúncia da HRW, os operários são submetidos a trabalhar com mais de 25°C – de acordo com estudos, a temperatura mais altas pode prejudicar os trabalhadores em locais abertos e não têm pausa para almoço, ficam sem receber de 2 a 3 meses, não podem questionar as ordens do governo da Rússia (ou protestar contra o mesmo), além de viverem em condições similares a de um campo de concentração, com seguranças e cães protegendo os portões do alojamento.

“Somamos 17 mortes na Rússia durante as obras para o Mundial do próximo ano, outros ficaram feridos de forma tão grave que precisaram voltar ao seu país”, revela Jane Buchanan, diretora da ONG na Europa, em entrevista ao Yahoo Esportes, por telefone. “Os trabalhadores que fizeram denúncias ou reclamaram das condições de trabalho foram detidos até serem ‘devolvidos’ como mercadorias ao seus países de origem.”

Mais de 10 mil trabalhadores estão no processo de construção da Copa do Mundo e grande parte deles são de estrangeiros. Bielorrússia, Tajiquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Sérvia e Turquia são as nações que mais cedem operários para as obras. Sem contrato de trabalho e as condições necessárias, vários homens deixam suas rotinas para trás em busca de dinheiro. E onde está o controle da FIFA?

‘EMPRESÁRIOS INVENTARAM PROPINA PARA PREJUDICAR POLÍTICOS’, DIZ LULA

Em entrevista à rádio Tiradentes, do Amazonas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que o setor empresarial, com aval do Ministério Público, transformou doações de campanha em propina para “tentar culpar” políticos pela corrupção.

“Os empresários sempre deram dinheiro para caramba. Eu não conheço um político em Manaus ou em São Paulo que vendeu casa para ser candidato. Todos eles pedem dinheiro para empresário, a vida inteira, desde que foi proclamada a República”, afirmou Lula durante a entrevista.

Depois de fazer tais afirmações, o ex-presidente ainda defendeu a formação do polêmico fundo partidário. Segundo ele, o “Brasil não vai ter jeito” enquanto os partidos políticos estiverem dependentes de empresário e os políticos não se unirem para modificar a legislação eleitoral.

“A diferença é que agora transformaram as doações em propina, então ficou tudo criminoso. Se os políticos não tiverem coragem de mudar a legislação eleitoral, de criar um fundo de financiamento de campanha para que não fiquem mais dependentes do empresário, o Brasil não vai ter jeito”, concluiu o ex-presidente.

21 de julho de 2017

MORO VIROU CABO ELEITORAL DE LULA, DIZ JORNALISTA REINALDO AZEVEDO

Um dos porta-vozes do movimento neoconservador brasileiro, o jornalista Reinaldo Azevedo afirma que o juiz Sergio Moro se converteu no principal cabo eleitoral do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao condená-lo sem provas, no episódio do chamado "triplex do Guarujá"; "Hoje, um de seus cabos eleitorais involuntários, dadas a sentença e a resposta aos embargos de declaração, é Moro.

Ele empurrou para o TRF-4 uma escolha sem saída virtuosa: ou confirma uma condenação sem provas e alheia à denúncia, o que seria um desastre, ou absolve o chefão petista, outro desastre", diz Reinaldo, que concorda com a defesa de Lula e afirma que a condenação não guarda relação com a acusação proposta pelo Ministério Público.

A VINGANÇA DO TZAR DE CURITIBA SAIRÁ PELA CULATRA

"Moro condenou um cidadão que ainda não foi condenado em definitivo a passar um ano sendo obrigado a viver de esmola ou de caixa 2, já que não pode movimentar dinheiro legalmente", escreve o colunista Alex Solnik; "Inexperiente que é, o suposto tzar Putin daria boas risadas com a piada a cada punhal que enterra no peito de Lula em vez de sangrá-lo o fortalece", avalia o jornalista; "Essa facada pecuniária já está provocando um enorme movimento nacional em prol de uma vaquinha no caso, uma vacona para Lula não morrer de fome", lembra ele; na noite dessa quinta-feira, Lula discursou para 120 mil pessoas na avenida Paulista, que enfrentaram o frio para declarar apoio ao ex-presidente.

LULA: “SE TEMER TIVESSE UM MÍNIMO DE COMPROMISSO COM O POVO, RENUNCIARIA”

Em entrevista ao site Brasil de Fato pouco antes de discursar para milhares de pessoas na avenida Paulista, o ex-presidente Lula atacou a agenda de reformas de Michel Temer e voltou a pedir sua saída; "Se o Temer tivesse um mínimo de compromisso com o povo, ele renunciaria", disse.

Lula também agradeceu à população que foi às ruas em várias capitais demonstrar apoio a ele; Eu queria dizer ao povo brasileiro que ir para a rua é um instrumento para que a gente consiga conquistar e consolidar a democracia no Brasil.

Não é fácil o processo democrático, ele sofre, no Brasil, golpes, de tempos em tempos. Eu quero agradecer às pessoas que vêm para a rua, que acreditam, que lutam, pois somente assim a gente vai consolidar a democracia no Brasil, concluiu.

GOVERNO BLOQUEOU MAIS R$ 5,951 BILHÕES NO ORÇAMENTO DE 2017

Mesmo com o aumento de tributos, o governo precisou bloquear mais R$ 5,951 bilhões no Orçamento de 2017 devido à queda na estimativa de receitas e ao aumento nas despesas esperadas para este ano, informou nesta sexta-feira, 21, o Ministério do Planejamento. Ao todo, a previsão de arrecadação primária total caiu R$ 5,790 bilhões no relatório de avaliação de receitas e despesas do 3º bimestre, enquanto a projeção de gastos aumentou R$ 4,610 bilhões.

A área econômica precisou reconhecer diversas "perdas" na arrecadação. Só por conta da revisão de parâmetros macroeconômicos, o governo diminuiu R$ 11,970 bilhões da previsão de receitas administradas. "A revisão dos parâmetros macroeconômicos estão em linha com uma recuperação mais gradual da atividade econômica", diz a nota divulgada pela pasta.

A estimativa de arrecadação com o programa de repatriação de recursos caiu R$ 9,848 bilhões, por conta da baixa adesão a menos de duas semanas do fim do prazo. Agora, o governo espera receber apenas R$ 2,9 bilhões com a medida. Essa estimativa havia sido incluída no Orçamento ainda no ano passado, antes mesmo de a lei da nova edição da repatriação de recursos enviados ilegalmente ao exterior ser votada no Congresso Nacional.

No total, as perdas em receitas foram de R$ 34,504 bilhões neste relatório. No caso da Previdência, houve ganhos de R$ 1,686 bilhão graças à revisão de parâmetros, como massa salarial. Mas a receita líquida do INSS acabou caindo R$ 1,579 bilhão.

A receita primária total caiu R$ 5,79 bilhões, sendo a queda só das receitas administradas de R$ 8,798 bilhões. Por outro lado, as receitas não administradas subiram R$ 4,587 bilhões

Por outro lado, o governo acrescentou R$ 10,197 bilhões em receitas com o resgate de precatórios não sacados pelos beneficiários por dois anos e R$ 10,396 bilhões com o aumento da alíquota da PIS/Cofins sobre combustíveis anunciado nesta quinta-feira, 21. Essas duas medidas, juntamente com o acréscimo do Refis, somam R$ 26,393 bilhões em receitas adicionais.

ELES ROUBAM E O BRASILEIRO PAGA A CONTA

Esse é o Brasil de sempre, meus caros. Sempre foi assim. Hoje temos "apenas" 3.800 funcionários servindo o palácio de governo. Somos um país rico né.

Com dizia a Dilma, país rico é país sem pobreza (que slogan magnífico! ) Por isso nossos, governantes ostentam, claro que às nossas custas, e as contas nunca fecham, porque haja dinheiro pra tanta gastança.

Daí é necessário aumentar impostos (o da gasolina dobra hoje, freando um pouco mais a economia) para bancar a conta dos corruptos. Enquanto não tivermos um Estado enxuto, sem estatais e mordomias, não iremos a lugar algum nesse país.

Essa situação demonstra o quanto nós somos despreparados. Um país pode ser pobre mas sendo bem administrado tem um rumo e um objetivo, agora essa nossa vocação pra pobre é mortal.

Em uma verdadeira democracia, os governantes incentivam e dão condições aos agentes econômicos produzirem riqueza e , por conseqüência, impostos que corretamente cobrados a um justo valor permitem ao Estado arrecadar recursos suficientes que lhe permita desempenhar as muitas funções na área social, na saúde, na educação, na defesa e segurança, na infra-estrutura, etc., etc. Mas encher os gabinetes de gente é incompetência.

É da economia, do trabalho do povo e da produção que vêm os recursos, que hoje são roubados por eles, mas o que o governo atual está fazendo para mudar...? nada, O governo aumentando imposto para bancar tudo e tapar o rombo que foi criado por Temer para comprar deputados e senadores, enquanto ficarmos sem fazer nada, de que adianta.?

PLANALTO TEM DEZ VEZES MAIS FUNCIONÁRIOS QUE A CASA BRANCA

A Presidência da República tem mais de 3,8 mil assessores, sem contar órgãos vinculados, segundo o Siape, o sistema oficial de gestão dos recursos humanos.

Residência e local de trabalho do presidente americano, a Casa Branca dispõe de um contingente de pessoal dez vezes menor: são apenas 377 pessoas para ajudar Donald Trump a administrar o maior orçamento do planeta, de US$4,4 trilhões (R$13,9 trilhões). O orçamento do Brasil é quatro vezes menor: R$3,5 trilhões.

Trump tem 83 assessores a menos que os 460 de Barack Obama. Só essa redução faz a Casa Branca economizar US$5,1 milhões ao ano. O presidente dos EUA mora e trabalha no mesmo local. No Brasil, tem dois palácios, Planalto e Alvorada, além da espaçosa Granja do Torto.

Não estão incluídos, entre os 3,8 mil servidores do Planalto, aqueles de órgãos como Vice-Presidência, secretarias, Abin, agências, AGU etc. Os EUA, com 120 milhões de habitantes a mais que o Brasil, têm 78 deputados federais a menos. E 19 senadores a mais que os nossos 81.

DEFESA DE LULA IMPETRA MANDADO DE SEGURANÇA CONTRA BLOQUEIO DE BENS

Os advogados de Lula ingressaram no TRF-4 com um mandado de segurança contra o bloqueio de bens determinado pelo juiz Sérgio Moro, a pedido do MPF.

Na tarde desta quinta-feira (20), a Justiça Federal sequestrou cerca de R$ 9 milhões do petista, que havia depositado o montante em dois planos de previdência privada.

Na quarta-feira (19), o ex-presidente condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro teve bloqueados mais de R$ 600 mil de contas bancárias.

TERREMOTO DE MAGNITUDE 6,4 GRAUS DEIXA 2 MORTOS NA ILHA GREGA DE KOS

Um terremoto de magnitude 6,4 graus na escala Richter deixou pelo menos dois mortos e três feridos nesta sexta-feira na ilha de Kos, na Grécia, informou o prefeito da região, Yorgos Kyritsis.

O tremor ocorreu por volta de 1h30 no horário local (20h30 desta quinta-feira em Brasília). As vítimas estavam no momento do abalo sísmico em um bar, cujo teto desabou devido ao impacto do terremoto.

Muitas pessoas entram em pânico por causa do tremor e deixaram suas casas por medo de réplicas.Um terço do território de Kos ficou sem eletricidade devido ao tremor, que também foi sentido na ilha de Rodes. O epicentro do terremoto foi no mar, entre as ilhas, a apenas dez quilômetros de profundidade, segundo o Instituto Geodinâmico de Atenas.

Segundo o primeiro balanço dos danos, na capital Kos, uma igreja desabou, assim como parte da mesquita na Praça da Liberdade e a igreja de Ayia Paraskevi ficou bastante danificada. Para a ilha se deslocaram vários ministros, entre eles o da Marinha Mercante, Nektarios Santorini, observando que o Aeroporto de Kos funciona normalmente, mas o porto sofreu muitos danos, forçando duas grandes balsas a atracar em duas ilhas próximas.

Em declarações à emissora pública "ERT", Santorini emitiu uma mensagem tranquilizadora, afirmou que não há mais perigo e pediu para que todos não tenham pânico. O terremoto aconteceu justamente no início da temporada turística.

CERCA DE 70% DAS VIAGENS DO PRESIDENTE FORAM PARA O RIO DE JANEIRO OU PARA SÃO PAULO


Em pouco mais de um ano de governo, o presidente Michel Temer jamais visitou a região Norte ou qualquer Estado da região Centro-Oeste exceto o Distrito Federal, onde fica a sede do governo.

Como mandatário do país, tampouco pisou em Minas Gerais ou na Bahia, dois dos maiores Estados do Brasil.

Desde que assumiu a Presidência, em 12 de maio de 2016, o presidente tem concentrado a maior parte de seus compromissos em São Paulo, onde, em geral, realiza encontros com lideranças do poder econômico do país.

No total, Temer fez 33 viagens pelo Brasil como presidente, metade delas para São Paulo. Também esteve sete vezes no Rio de Janeiro, principalmente para participar de compromissos relacionados às Olimpíadas. Com isso, os deslocamentos para os dois Estados somam 70% das suas viagens nacionais.

Em contraste, do total de viagens de Dilma ao longo dos cinco anos à frente da Presidência (307), pouco mais de um terço (111 ou 36%) foi para municípios paulistas e fluminenses. Por ano, a petista viajou em média 58 vezes. Ela esteve na região Norte do país em todos os anos do seu governo, tendo visitado ao menos uma vez cada um dos sete Estados.

Para o cientista político Fábio Wanderley Reis, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a agenda de Temer evidencia seu esforço em se articular com a elite econômica do país.

Reis ressalta também a baixa popularidade de Temer como outro elemento que desestimula viagens e mais compromissos com outros segmentos da sociedade, que não empresários, investidores ou representantes do agronegócio.

Segundo pesquisa do Instituto Datafolha do final de junho, o governo é avaliado como ótimo ou bom por apenas 7% dos brasileiros, índice que cai para 5% nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

MEIRELLES DIZ QUE AUMENTO DE IMPOSTO É 'SUFICIENTE' NO MOMENTO

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou há pouco que, “no momento”, a elevação do PIS/Cofins anunciado pelo governo nesta quinta-feira é suficiente e que “em última análise” todas as medidas econômicas são para beneficiar o consumidor. “Certamente (o aumento pesa no bolso do consumidor), mas, por outro lado, pesa no bolso do cidadão quando o juro é mais caro, quando em função do déficit publico a inflação é maior”, disse.

“Tudo que nós fazemos, em última analise é para beneficiar o bolso do cidadão.” Meirelles destacou que além da alta de tributo o governo anunciou um corte adicional de gastos. “Não é so aumentar impostos, os gastos públicos estavam muito comprimidos e se cortou ainda mais”. Ao ser questionado se haverá novos aumentos de imposto respondeu: “No momento é suficiente.”

Segundo o ministro, o momento para aumentar o tributo era o ideal porque “a inflação está reagindo muito bem, caindo bastante” e a medida não deve prejudicar a retomada do crescimento. “A nossa expectativa é que isso vai consolidar a trajetória do crescimento, exatamente porque vai manter o nível de confiança, manter o nível de confiança no ajuste fiscal, nível de confiança na economia”, afirmou.

WILLIAM WAACK É INTERNADO E FICA FORA DO ‘JORNAL DA GLOBO’

O jornalista William Waack foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após passar por exames de rotina e constatar que precisará passar por um cateterismo, segundo a assessoria de imprensa da Globo.

A cirurgia foi marcada para esta sexta-feira.

Waack será substituído por Carlos Tramontina no Jornal da Globo, já que Renata Lo Prete, que costuma cobrir as ausências do colega, está de férias. A assessoria de imprensa do hospital confirma a internação, mas afirma que não pode dar mais detalhes.

EX-GOLEIRO MARCOS PASSA POR CIRURGIA PARA CORRIGIR PROBLEMA NO CORAÇÃO

Ídolo do Palmeiras, Marcos passou por uma cirurgia na tarde desta quinta-feira para corrigir um problema no coração.

O procedimento correu bem, e por enquanto o ex-goleiro está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HCor, em São Paulo (SP). De acordo com seu estafe, a expectativa é de que ele seja transferido para o quarto em dois ou três dias.

O ex-goleiro do Verdão teve diagnosticado há um mês o "prolapso da válvula mitral", um problema cardíaco. Desde então, o ex-camisa 12 cuidou dos preparativos para fazer o procedimento cirúrgico, que foi inicialmente divulgado pela rádio Energia 97.​

​Hoje aos 43 anos, Marcos foi goleiro do Palmeiras entre 1992 e 2011 e fez 532 jogos. No período, sua principal conquista foi a Libertadores de 1999, em que foi eleito o melhor jogador da competição foi a primeira vez em que o prêmio foi entregue a um goleiro.

LAVA JATO VAI INVESTIGAR EM SP HADDAD E FREI CHICO, IRMÃO DE LULA

Após a solicitação do Ministério Público Federal em São Paulo, a Procuradoria Geral da República autorizou a criação de uma força-tarefa dedicada às investigações relativas à Operação Lava Jato em São Paulo.

O grupo, composto, por quatro procuradores da República, atuará em feitos penais e cíveis relacionados à delação de executivos da construtora Odebrecht, nos casos declinados pelo STF para a Justiça Federal na capital.

Neste primeiro momento, foram designados para a força-tarefa os procuradores da República Thiago Lacerda Nobre, José Roberto Pimenta Oliveira, Anamara Osório Silva e Thaméa Danelon Valiengo. Pimenta, Anamara e Thaméa integram também o Núcleo de Combate à Corrupção da PR/SP.

As petições sob responsabilidade do grupo são:

NÚMERO OBJETO

6654/STF - Pagamento de vantagem não contabilizada na campanha eleitoral de 2010 a José Ricardo Franco Montoro para a Assembleia Legislativa de São Paulo.

6815/STF- Repasses em 2010 de 50 mil reais à campanha eleitoral de José Antônio Barros Munhoz para a Assembleia Legislativa de São Paulo

6804/STF -Repasses de 50 mil reais na campanha eleitoral de 2010 a João Paulo Cunha.

6844/STF -Vantagens indevidas não contabilizadas no âmbito de campanha eleitoral de José Aníbal Peres de Pontes em 2010.

6696/STF -Vantagens indevidas não contabilizadas no valor de um milhão de reais no âmbito da campanha eleitoral do candidato Alexandre Rosa Santos Padilha para o Governo de São Paulo em 2014.

6705/STF -Vantagens indevidas não contabilizadas no valor de 30 mil reais no âmbito da campanha eleitoral do candidato Francisco Chaves em 2010.

6731/STF- Vantagens indevidas não contabilizadas no âmbito da campanha eleitoral do candidato a deputado federal pelo estado de São Paulo Edson Aparecido em 2010.

6721/STF -Vantagens indevidas não contabilizadas no âmbito da campanha eleitoral do candidato José Maria Eymael nas eleições para Presidente da República de 2010.

6698/STF - Vantagens indevidas não contabilizadas no âmbito da campanha eleitoral de 2010 de José Genoíno Guimarães Neto.

6669/STF- Vantagens indevidas não contabilizadas no âmbito de campanha eleitoral de Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo.

6637/STF - Pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos no contexto das obras da linha 2 do Metrô de São Paulo.

6845/STF - Pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos visando a celebração de acordo judicial referente a contrato de construção da rodovia Carvalho Pinto.

6842/STF - Suposto comprometimento de Luiz Inácio Lula da Silva com Emílio Odebrecht para reforçar as relações com a então Presidente Dilma Roussef, acertando como contrapartida auxílio a Luís Claudio Lula da Silva no desenvolvimento do campeonato brasileiro de futebol americano.

6841/STF - Pagamento, por parte do Grupo Odebrecht, de uma espécie de “mesada” em favor de José Ferreira da Silva (Frei Chico), irmão do ex-Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

TEMER DIZ NA ARGENTINA QUE A POPULAÇÃO ENTENDERÁ AUMENTO DO PIS/COFINS

O presidente Michel Temer, ao falar sobre o aumento das alíquotas do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a gasolina, o diesel e o etanol, determinado para compensar as dificuldades fiscais, disse que a população compreenderá a medida.

“A população vai compreender porque este é um governo que não mente, não dá dados falsos. É um governo verdadeiro, então, quando você tem que manter o critério da responsabilidade fiscal, a manutenção da meta, a determinação para o crescimento, você tem que dizer claramente o que está acontecendo. O povo compreende”, afirmou.

Temer falou sobre o aumento ao chegar na noite passada em Mendoza, na Argentina, para participar da Reunião de Cúpula do Mercosul. Ele destacou ainda que o reajuste é para manter, em primeiro lugar, a meta fiscal estabelecida, e, em segundo lugar, para assegurar o crescimento econômico.

“Esta responsabilidade fiscal é que importou neste pequeno aumento do PIS/Cofins. Exatamente para manter, em primeiro lugar, a meta fiscal que nós estabelecemos. Em segundo lugar, para assegurar o crescimento econômico que pouco a pouco vem vindo. Vocês estão percebendo que, aos poucos, o crescimento vem se revelando. Então, era preciso estabelecer este aumento do tributo para manter esses pressupostos que eu acabei de indicar”, disse o presidente.

MORO: MUITA CONVICÇÃO, NENHUMA PROVA: NO 'CASO TRIPLEX'

Na quarta-feira, dia 12 de julho, foi publicada a sentença do Juiz Federal Sérgio Moro que condenou o ex-presidente Lula a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, consistentes na acusação de que ele teria recebido um apartamento triplex no Guarujá (SP) como contraprestação de corrupção em contratos firmados entre a Petrobrás e a construtora OAS.

A condenação consagra a tese da acusação, a qual, no entanto, não conseguiu provar documentalmente o registro do imóvel, bem como desprezou a prova de inocência, isto é, a série de garantias de hipoteca e cessão fiduciária que tornavam impossível outro destino do apartamento que não fosse a pura e simples venda. Além disso, a sentença de Moro ignorou mais de 70 testemunhas que negaram a existência do crime.

Considerando a culpabilidade extrema, Moro elevou as penas base para nos crimes de lavagem e de corrupção para chegar a 9 anos e 6 meses de prisão em regime inicial fechado, além do pagamento de multa um detalhe curioso é a determinação do sequestro do Triplex da OAS, que lista o imóvel na lista de credores na recuperação judicial, bem como da Caixa, que tem as garantias sobre o imóvel. Ou seja, além do apartamento não ser de propriedade de Lula, tanto o banco público, como também os credores da recuperação judicial da OAS tiveram diminuição patrimonial e não poderão mais contar com o imóvel, em que pesem dívidas e acordos celebrados em torno do bem.

Moro, ao final, mostra sua benevolência ao dizer que “até caberia cogitar a decretação da prisão preventiva do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, mas que a “prudência recomenda que se aguarde o julgamento pela Corte de Apelação antes de se extrair as consequências próprias da condenação”.

20 de julho de 2017

FESTA DE SANT’ANA PADROEIRA DE CAICÓ COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA

A tradicional Festa de Santana de Caicó 2017 padroeira da cidade de Caicó, na região do Seridó começa nesta quinta-feira com a procissão de abertura as 17:00. As festas de clubes serão realizadas nos dias 28 e 29 de julho, tendo como maior atração a banda de forró Aviões na AABB.

O evento, que acontece todos os anos no Rio Grande do Norte e conta com uma programação religiosa e outra cultural, atrai milhares de moradores e turistas de cidades da região e de cidades de estados vizinhos.

Desta vez, a festa de Caicó contará com a animação de Xand Avião, Gabriel Diniz, Mano Walter, Luan Estilizado, Jonas Esticado, Solteirões do Forró e Giullian Monte e DDB.

Localizado no estado do Rio Grande do Norte, Caicó foi fundado em 16 de dezembro de 1868 e está distante a 282 km da capital Natal.

Programação Festa de Santana de Caicó 2017
Confira as atrações.
28 e 29 de julho

- Aviões do Forró
- Gabriel Diniz
- Mano Walter
- Jonas Esticado
- Solteirões do Forró
- Luan Estilizado
- Giullian Monte e DDB. 

TEMER AUTORIZA ENVIO DE 800 POLICIAIS PARA O RIO DE JANEIRO

O presidente Michel Temer autorizou nesta quinta (20) o envio de 800 policiais para reforçar a segurança no Rio de Janeiro. Até o fim de julho, chegarão no estado 380 homens da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para ampliar a fiscalização nas rodovias de acesso ao Rio e mais 420 militares da Força Nacional de Segurança.

O novo contingente se juntará a outros 200 agentes da Força Nacional que já estão no estado, o que totalizará mil homens. Os militares trabalharão no estado durante 18 meses em operações conjuntas com as forças locais de segurança.

Em reunião com o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e ministros da área de segurança do governo, entre eles, Raul Jungmann, da Defesa, Temer determinou que todas as esferas da União, inclusive a área de inteligência, devem cooperar para o cumprimento do Plano Nacional de Segurança.

Segundo o ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, Sérgio Etchegoyen, o plano será aplicado em todo o território nacional desde as fronteiras, mas neste momento o esforço estará concentrado no Rio para combater a criminalidade.

MOTORISTA PODERÁ TER 45 DIAS PARA APRESENTAR DEFESA PRÉVIA POR MULTA

Um projeto de lei da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA) modifica o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para dar prazo mínimo de 45 dias para que o condutor de veículo multado apresente a defesa prévia ao departamento de trânsito (Detran). De acordo com o projeto, o prazo começa a contar do dia em que ele for notificado da autuação pela infração.

Caso seja aprovada a proposta, o órgão de trânsito será obrigado a analisar a defesa prévia em até 60 dias. “A medida visa conferir maior transparência ao processo administrativo de aplicação das penalidades por infração de trânsito, bem como assegurar o cumprimento do princípio constitucional [de defesa] de que dispõe o condutor”, disse Barbalho.

Segundo o projeto, o departamento de trânsito deverá considerar, na análise da defesa prévia, os aspectos formais e materiais do auto de infração. Ou seja, a análise deve ser verificar não apenas se o auto de infração preenche os requisitos legais, como tipificação, local e data da infração, mas também o mérito da questão.

O descumprimento do prazo de análise da defesa prévia e dos aspectos formais e materiais da infração poderão acarretar o cancelamento imediato da multa. O texto da deputada determina ainda que o condutor será multado caso a defesa prévia seja indeferida ou não seja apresentada no prazo de 45 dias.

ONDE ESTÁ O PATRIMÔNIO DE LULA

O juiz Sérgio Moro, mandou sequestrar os bens de Lula da Silva. Não se esqueçam, Lula é o maior ladrão do Brasil, o chefe da quadrilha que, segundo a mídia e os midiotas, perpetrou os dois maiores assaltos aos cofres públicos da história mundial: Mensalão e Petrolão.

Recolhem pouco mais de 600 mil reais nas contas de um ex-presidente. Amigo, isso aí o Aécio dá de gorjeta pros garçons do Leblon quando está bêbado. Quer dizer que ele só tem uma F1000 e um Ômega como patrimônio..?

E que porra é essa de apês em São Bernardo, onde diabos Lula escondeu sua Lamborguini, seu iate, seus cavalos de corrida, suas jóias, sua fortuna?, não era ele o dono da Friboi, da Oi e das pirâmides do Egito?

E nosso super Moro arranca dele míseras 600 mil rais?.Que raios de chefe de quadrilha é esse? uma coisa não está me cheirando bem: como é que...só um dos cabras que ajudaram o bando de Lula, o tal Fernando Baiano, vive hoje num apezão de 800 metros quadrados, avaliado em 12 milhões de reais, onde dá aulas de cross fit e Lula, o poderoso chefão, andando por aí de Ômega? aí tem coisa.

Agora, raciocine comigo, Moro não disse que o sítio de Atibaia e o triplex do Guarujá são de Lula? não é por isso que ele está sendo acusado? Porque não contam na relação da decisão de Moro..?

E por que diabos que na relação dos bens a serem confiscados de Lula não constam nem o sítio, nem os dois pedalinhos, nem o barco de lata e nem o tal triplex com um elevador no meio?...Moro cochilou de novo. E outra, nenhum centavinho na Suíça, nem um trustezinho num paraíso fiscal..? sei não, esse Lula tá escondendo grana debaixo do colchão.

Se o Marin, um peixe pequeno da CBF, tem um apê na Trump Tower e os Marinhos tem mansarda em Paraty, Lula deve ter um castelo oculto em algum planeta próximo. Já encontraram dez planetas habitáveis, certeza que Lula pulverizou o patrimônio dele lá. Porque, amigo, 600 mil reais é o que um pé de chinelos como o Rocha Lorens carrega numa mala toda vez que vai fazer cooper de gravatas.

600 mil é o valor médio do carro de qualquer cantor sertanejo. 600 mil qualquer William Waack tem na conta corrente, qualquer Bonner tem isso só em sapatos. Ou o Moro é um incompetente ou Lula é mesmo o bandido mais inteligente do mundo.

“É HORA DE IR ÀS RUAS”, DIZ GUILHERME BOULOS

Pela saída do governo Temer e suas reformas que destroem direitos, pela realização de eleições diretas que resgatem "a soberania do voto popular", e contra a "condenação política" do ex-presidente Lula, o coordenador do MTST, Guilherme Boulos, convoca a população a participar das mobilizações que ocorrerão em São Paulo, e em diversas capitais do país, nesta quinta-feira (20); "A condenação do Lula, na medida em que foi uma condenação sem provas, na medida em que, desde o princípio, o processo foi conduzido com presunção de culpa, de maneira viciada, foi uma condenação política, e não jurídica", afirmou; em São Paulo, a manifestação terá concentração às 17h, em frente ao Masp.

LULA: MORO FOI ATÉ BONZINHO E ME DEIXOU COM A PERUA DE 1982

Em entrevista no programa de José Trajano no Youtube, com a participação também dos jornalistas Juca Kfouri e Antero Grecco, o ex-presidente Lula comentou nesta quinta-feira 20 a decisão do juiz Sergio Moro que confiscou R$ 606 mil de suas contas bancárias, todos os imóveis e dois veículos.

"O Moro foi condescendente comigo porque ele me deixou a perua de 1982. Inclusive ela até foi roubada. Espero que eles achem ela", ironizou; na conversa, Lula disse também que quando chegou à presidência "tinha uma obsessão que era provar que poderia governar melhor que a elite que vinha sendo governo."

MORRE MARCO AURÉLIO GARCIA, EX-ASSESSOR ESPECIAL DA PRESIDÊNCIA

Morreu nesta quinta-feira, 20, Marco Aurélio Garcia, ex-assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais. Ele tinha 76 anos e foi vítima de um infarto fulminante.

Marco Aurélio Garcia foi um importante líder na construção e execução da política externa brasileira durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi um dos idealizadores dos Brics e do fortalecimento das relações Sul-Sul.

Filiado ao PT, Garcia era professor aposentado do Departamento de História da Unicamp e historicamente vinculado à esquerda.

EVARISTO COSTA NÃO RENOVARÁ CONTRATO COM A GLOBO

O jornalista Evaristo Costa não vai renovar contrato com a Globo, que vencerá daqui dois meses, segundo o colunista do UOL Flávio Ricco.

O colunista afirma que o apresentador do Jornal Hoje já comunicou a direção da emissora sobre a sua decisão, que seria motivada por questões pessoais.

Amigos próximos de Evaristo ouvidos por Ricco afirmam que o jornalista quer tirar um “ano sabático” e pretende morar fora do Brasil com a mulher e suas duas filhas. Depois, ele vai resolver seu futuro na televisão.

De acordo com o colunista, Evaristo vai se reunir com a direção da Globo na semana que vem, quando a emissora deve se esforçar para manter o jornalista na casa. rocurada, a assessoria de imprensa da Globo afirma que não dá informações sobre a negociação de contratos.

JORNALISTA SÁ LEITÃO SERÁ O NOVO MINISTRO DA CULTURA

O atual diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Sérgio Sá Leitão, é o novo ministro da Cultura. O convite para que ele ocupe o cargo foi feito hoje (20) pelo presidente Michel Temer, de acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Além da passagem pela direção da Ancine, para onde teve a indicação aprovada em abril pelo Senado, Leitão ocupou a chefia de gabinete do Ministério da Cultura durante a gestão do ex-ministro Gilberto Gil e foi secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Em nota, a Presidência informa que Leitão tem reconhecida experiência na área cultural.

Sérgio Sá Leitão assume o comando da Cultura no lugar no ministro interino João Batista de Andrade. Então secretário executivo da Cultura, Andrade assumiu interinamente o cargo de ministro em maio, após o deputado Roberto Freire (PPS-PE) anunciar a saída do cargo.

MORO MARCA NOVO DEPOIMENTO DE LULA PARA 13 DE SETEMBRO

O juiz federal Sergio Moro marcou para 13 de setembro o depoimento do ex-presidente Lula em um processo que investiga a aquisição de um terreno e de um apartamento em São Bernardo do Campo, em São Paulo. O magistrado responsável pelos julgamentos da Lava-Jato em primeira instância recomendou que o interrogatório ocorra por videoconferência na Justiça Federal de São Paulo.

Na ação penal, o petista é acusado de receber um terreno como propina, onde seria construída a sede do Instituo Lula. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), o ex-presidente também teria recebido um imóvel vizinho ao seu apartamento. A força-tarefa da Lava-Jato aponta que os imóveis foram adquiridos pela Odebrecht e seriam destinados a Lula em troca de contratos com a Petrobras. O petista nega as acusações.

Com a definição da data, a defesa do ex-presidente terá cinco dias para se manifestar. O depoimento será o segundo de Lula a Moro: em maio, o petista foi interrogado pelo juiz federal em Curitiba no caso do triplex do Guarujá, em que acabou condenado a nove anos e seis meses de prisão. Na ocasião, a Polícia Militar do Paraná gastou R$ 100 mil para montar o esquema de segurança.

JBS ENTREGARÁ 20 VOLUMES COM DETALHES DE DELAÇÃO

A defesa dos delatores da JBS vai entregar, em setembro, à Procuradoria-Geral da República cerca de 20 novos anexos que complementarão o acordo de colaboração premiada assinado pelos irmãos Joesley e Wesley Batista e diretores do grupo.

Os anexos são detalhamentos das histórias de corrupção contadas pelos executivos da empresa, que foram divididas em 14 temas.

Em cada tema há vários investigados. Os cerca de 20 novos anexos serão juntados a outros 44 que foram entregues aos procuradores no início do acordo de delação.

Joesley Batista ficará responsável pela metade das cerca de duas dezenas de novos anexos. Ele promete relatar, entre outras coisas, o caminho da propina que diz ter pago a cada um dos 1.829 políticos de 28 partidos cujos nomes aparecem na lista da JBS recebendo mais de R$ 600 milhões de forma ilícita.

O empresário vai relatar o motivo das doações ilegais, como elas teriam sido pagas e as contrapartidas em relação a esses pagamentos. Nos últimos dias, segundo fontes ouvidas pela reportagem, o empresário diz que se lembrou de pelo menos um prefeito que recebeu dinheiro ilegal e que não estava no rol de delatados.

O irmão mais velho de Joesley, Wesley Batista, pretende fazer um relato sobre o suposto suborno de pelo menos 200 funcionários do Ministério da Agricultura que fiscalizavam as empresas do grupo.

A JBS está fazendo um pente-fino em seus departamentos para colher histórias e provas de pagamentos ilegais a funcionários. Segundo a reportagem apurou, Wesley vai falar que essa não era uma prática exclusiva da JBS, mas sim um caso de corrupção sistêmica.

Segundo ele, todas as empresas do setor tinham que pagar os fiscais. O presidente da holding J&F, que controla a JBS e outras empresas do grupo, disse que a cúpula do Ministério da Agricultura era alertada sobre os esquemas de corrupção na pasta, mas o problema nunca foi resolvido.

GOVERNO COMEÇA A ENTREGAR CARGOS POR VOTOS CONTRA DENÚNCIA DE TEMER

O governo de Michel Temer começou nesta quarta-feira (19) a promover as primeiras trocas de cargos para garantir votos no plenário da Câmara contra a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República), segundo a qual o presidente cometeu crime de corrupção passiva no exercício do cargo.

O Diário Oficial da União (DOU) desta quarta traz uma exoneração para punir traição e, segundo a reportagem apurou, três nomeações de indicados por apoiadores de Temer. Como a Folha de S.Paulo informou, foi publicada a exoneração de Thiago Martins Milhim do cargo de diretor do departamento de administração da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

Trata-se de uma punição à deputada Renata Abreu (Podemos-SP), que votou contra Temer na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, na semana passada. Por outro lado, o PSC, partido de André Moura (SE), líder do governo no Congresso, foi agraciado com a nomeação de dois indicados para ocupar diretorias da Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência): Matheus Belin e Antônio Ricardo de Oliveira Junqueira.

Auxiliares de Michel Temer informaram que também foi nomeado um indicado do deputado Alberto Fraga (DEM-DF). Na enquete promovida pela Folha de S.Paulo, ele consta como indeciso sobre como se manifestará em relação à denúncia contra Temer.

Roberto Postiglione de Assis Ferreira Junior foi nomeado para o cargo de diretor de planejamento e avaliação da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste).

A base aliada do governo vinha pressionando o Palácio do Planalto desde a semana passada, logo após a aprovação do parecer favorável a Temer, para que se começasse a distribuir os cargos dos traidores aos que se mantiveram fiéis. No início da semana, o entendimento do governo era que se deveria segurar as retaliações, na expectativa de virar votos para a decisão final.

ELIANA É INTERNADA AOS SETE MESES DE GESTAÇÃO PARA AGUARDAR NASCIMENTO DA FILHA

Grávida, a apresentadora Eliana, 43, anunciou que "voltou ao hospital", onde deve permanecer até o fim da gestação. A artista, que já havia sido internada por causa de um descolamento de placenta, estava de repouso na casa da mãe, na região central da cidade de São Paulo.

"Voltamos para o Hospital. Tive um pequeno susto mas agora está tudo bem. Aqui vamos ficar até o nascimento da Manuela, que está no sétimo mês, graças a Deus! Obrigada pelo carinho e orações", disse a apresentadora em publicação feita na rede social Instagram.

Eliana, que já é mãe de Arthur, 5, fruto do seu relacionamento com o produtor musical João Marcelo Bôscoli, 46, está grávida de uma menina, Manuela, com o diretor Adriano Ricco, 38.

Recentemente, a artista recebeu amigos para o chá de bebê da filha. O padre Fábio de Mello, 46, foi um dos convidados. "Amor de mãe é o amor que nos escolhe todos os dias. Minha querida amiga Eliana, o seu gesto de parar a vida por amor àquela que vai chegar, coloca-me diante do amor que mais me aproxima de Deus".

EM NOTA, PT DIZ QUE MORO NÃO TEM EQUILÍBRIO

O comando do PT divulgou nesta quarta-feira (19) uma nota em que acusa o juiz Sergio Moro de revanchismo. No documento, o partido chama de mesquinha a decisão do magistrado de bloquear os bens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no valor de R$ 600 mil.

"Moro mostrou mais uma vez que não tem equilíbrio, discernimento nem a necessária imparcialidade para julgar ações relativas ao ex-presidente Lula", diz o texto.

Na nota, o PT acusa o juiz de retaliação. "Depois de condenar o ex-presidente Lula sem provas, de propagar mentiras e contradizer sua própria sentença, o juiz Sergio Moro decidiu agora vingar-se de um inocente", afirma a sigla.

Segundo o comunicado, "Moro decretou uma pena de asfixia econômica que priva o ex-presidente de sua casa, dos meios para subsistir e até para se defender das falsas acusações". "Foi uma decisão mesquinha, tramada em segredo ao longo de 9 meses com a Força-Tarefa de Curitiba, e concluída após a forte reação da sociedade e do mundo jurídico à sentença injusta no caso do tríplex."

Ainda de acordo com a nota, "é um caso típico de retaliação, de quem se vale da cumplicidade com a Rede Globo para cometer todo tipo de arbitrariedades contra o maior líder popular do país". O partido tenta também desqualificar a decisão de Moro, afirmando que o juiz "escancara as contradições do processo do tríplex".

Diz o PT: "Ele [Moro] condenou Lula por ser o suposto dono do imóvel, mas fugiu à prova da inocência, argumentando que a propriedade não seria relevante para o caso. Reconheceu que a construção do prédio foi financiada por um fundo gerido pela Caixa, mas, contraditoriamente, condenou Lula alegando que a obra teria sido paga por uma suposta conta de propinas. E, mesmo admitindo que Lula não recebeu recursos desviados da Petrobrás, condenou Lula a ressarcir a estatal em R$ 16 milhões".

19 de julho de 2017

MAIOR REVISTA ALEMÃ DIZ QUE LULA FOI ALVO DE JULGAMENTO POLÍTICO

Um dos periódicos mais importantes da Europa, a Der Spiegel publicou uma longa análise sobre a condenação do ex-presidente Lula, intitulada "Julgamento contra o ex-presidente do Brasil: Estado no lodaçal"; o texto afirma que o juiz Sergio Moro "confirmou com sua sentença o que os críticos reprovam nele há muito tempo: o tratamento jurídico do maior escândalo de corrupção da história do Brasil segue critérios políticos, e não legais"; a acusação de Lula "ter recebido um apartamento" parece "uma ninharia em comparação com as acusações contra o atual presidente Michel Temer e seus aliados"; a Spiegel também acha estranho que não haja milhões de pessoas indo às ruas contra Michel Temer e faz uma dura crítica ao STF: "atua como uma barreira protetora para Temer e seus aliados no Congresso."

SUPREMO RUSSO CONFIRMA PROIBIÇÃO DE TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

O Supremo Tribunal russo confirmou nesta segunda-feira sua decisão de proibir a atuação das Testemunhas de Jeová na Rússia, rejeitando um recurso da organização, considerada extremista no país.

"O Supremo Tribunal decidiu rejeitar a apelação da organização contra sua interdição", aponta a decisão, citada pela agência de notícias RIA-Novosti.

O ministério da Justiça russo havia apresentado uma ação no Supremo Tribunal considerando as Testemunhas de Jeová "uma ameaça para os direitos das pessoas, da ordem pública e da segurança pública".

A decisão da justiça abriu caminho para o fechamento e confisco de bens das comunidades ligadas às Testemunhas de Jeová na Rússia. O grupo religioso afirma contar com 175.000 membros e 395 centros em todo o país, e já travou várias disputas com as autoridades russas nos últimos anos.

Em janeiro, o líder da organização na cidade de Dzerzhinsk foi multado por distribuir material considerado extremista pelas autoridades. "Ainda não é o fim", assegurou por sua vez Viktor Jenkov, advogado da organização, citado pela agência Interfax."Vamos apelar da decisão diante da Corte Europeia de Direitos Humanos" (CEDH), ressaltou.

A MANDO DE MORO, BANCO CENTRAL BLOQUEIA MAIS DE R$ 600 MIL DAS CONTAS DE LULA

O BC (Banco Central) bloqueou R$ 606.727,12 das contas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado a nove anos e seis meses de prisão. A decisão cumpre uma ordem feita pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato em primeira instância.

As informações, publicadas nesta quarta-feira (19) pela coluna do jornalista Fausto Macedo, do jornal O Estado de S.Paulo, apontam que o confisco de recursos foi realizado em quatro contas do ex-presidente.

De acordo com a publicação, R$ 397.636,09 foram bloqueados de uma conta no Banco do Brasil, R$ 123.831,05 da Caixa Econômica Federal, R$ 63.702,54 do Bradesco e R$ 21.557,44 do Itaú.

O juiz Sérgio Moro confiscou também três apartamentos, um terreno e dois veículos de propriedade do petista (Ford Ranger e Chevrolet Omega). Moro também negou a apreensão de um veículo Ford F1000, datado de 1984, também de propriedade do ex-presidente, por reconhecer que o carro não possui valor representativo.

MARCOS VALÉRIO FECHA ACORDO DE COLABORAÇÃO COM A POLÍCIA FEDERAL

Depois de ter sua proposta de delação rejeitada pelo Ministério Público de Minas Gerais, o operador do mensalão Marcos Valério Fernandes fechou um acordo de colaboração premiada com a Polícia Federal. Por citar políticos com foro privilegiado, como o senador Aécio Neves (PSDB), o acordo aguarda a homologação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Valério cumpria pena de prisão pela ação penal do mensalão na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (MG), e foi transferido na última segunda-feira para uma unidade da Associação de Proteção e Assistência a Condenados (Apac), em Sete Lagoas (MG), a pedido da Polícia Federal.

A transferência para a unidade que propõe atendimento humanizado para a reintegração social de presos e tem vagas limitadas era solicitada desde o ano passado pelos seus advogados. No entanto, não havia vagas disponíveis. Na decisão que autorizou a transferência, datada da última segunda-feira, o juiz da Comarca de Contagem Wagner de Oliveira Cavalieri escreveu que a medida teve como objetivo “concluir procedimento de colaboração premiada sob análise do Supremo Tribunal Federal”.

CANTOR TONY SALLES PASSA BEM APÓS CIRURGIA DE EMERGÊNCIA

Tony Salles foi submetido a uma cirurgia de emergência na última terça-feira (18) e passa bem. O Hospital Aliança, de Salvador, revelou detalhes do estado de saúde do cantor nesta quarta-feira (19).

De acordo com a clínica, o marido de Scheila Carvalho precisou do procedimento para conter uma hemorragia intrabdominal, causada pela ruptura espontânea do baço. Trata-se de ocorrência rara em pacientes com malária.

"Embora não seja provocada diretamente pela doença de base, decorre da friabilidade e consistência do próprio baço reagindo a processos infecciosos sistêmicos", explicou a clínica em nota. Para completar, os médicos garantiram: "O paciente evolui no pós-operatório imediato lúcido e comunicativo, sem sinais de perdas sanguíneas, mantendo-se sob vigilância e cuidados médicos intensivos".

 

EVARISTO COSTA ASSUME COMANDO DO "FANTÁSTICO"


Evaristo Costa terá mais uma oportunidade nos fins de semanas da TV Globo. O apresentador do “Jornal “Hoje” assumirá o comando do “Fantástico” no próximo domingo (23).

De acordo com o jornal “O Globo”, o colega de bancada de Sandra Annenberg substituirá Tadeu Schmidt, que está de férias.

Vale lembrar que Evaristo já substituiu o titular do dominical em outras ocasiões. Julho costuma ser o mês de férias para vários jornalistas globais. Assim como Tadeu, Monalisa Perroni, Fátima Bernardes e Sandra Annenberg também estão de folga.

GOVERNO DEVE ANUNCIAR AUMENTO DE IMPOSTOS NA 5ª PARA MELHORAR RECEITAS

O governo deverá anunciar na quinta-feira aumento de impostos sobre a gasolina para ajudar a melhorar as receitas e garantir o cumprimento da meta fiscal neste ano, em meio à recuperação econômica mais fraca do que esperada após dois anos seguidos de recessão.

Segundo informou uma fonte da equipe econômica à Reuters nesta quarta-feira, a Receita Federal ainda calculava os impactos dos aumentos, que já teriam sido aprovados pela equipe econômica comandada pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O anúncio deve ocorrer junto com a divulgação do relatório de receitas e despesas do governo para o bimestre, prevista para quinta-feira.

Aumentar impostos da gasolina, além de ajudar com mais receitas, poderá agradar os produtores de etanol, que vêm sofrendo com os preços baixos do combustível. Além disso, não haverá problemas para manter o controle da inflação, que vem perdendo muita força e mantido o caminho aberto para o Banco Central cortar cada vez mais a taxa básica de juros e, assim, estimular a economia. Hoje, a Selic está em 10,25 por cento ao ano.

PLANALTO INSTALA MISTURADOR DE VOZ EM GABINETE DE TEMER


Para evitar que o presidente Michel Temer seja mais uma vez gravado, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) instalou no gabinete presidencial um dispositivo que dificulta a compreensão de áudios captados por aparelhos eletrônicos.

Chamado de “misturador de voz”, o aparato instalado há três semanas emite sinais sonoros, não captados pelo ouvido humano, que interferem na gravação do som ambiente e sobrepõem o áudio de conversas feitas no local de despachos do presidente.


Segundo a reportagem apurou, o dispositivo também está sendo instalado em gabinetes ministeriais e se discute colocá-lo também no Palácio do Jaburu, onde o empresário Joesley Batista, da JBS, gravou conversa com o presidente. O conteúdo foi utilizado na denúncia contra o peemedebista por corrupção passiva. GSI informou que não vai se manifestar sobre a instalação do aparelho.

18 de julho de 2017

EX-PREFEITO DE CAICÓ ROBERTO GERMANO É OPERADO NO HOSPITAL DO CORAÇÃO

O ex-prefeito de Caicó, Roberto Germano, foi submetido a uma intervenção cirúrgica nesta terça-feira em Natal. Ele está internado no Hospital do Coração.

Germano implantou 3 pontes de safena e uma mamária. O procedimento foi realizado pela equipe do médico cardiologista, Marcos Lima.

O advogado, Jr. Germano, que é primo do político caicoense, disse que Roberto havia feito uma consultou de rotina em Caicó com o cardiologista Dr.Sérgio, tendo o mesmo identificado um entupimento nas artérias do coração, e informado ao mesmo a necessidade da realização de uma cirurgia tendo encaminhado o mesmo para Natal em caráter de urgência. O procedimento cirúrgico foi realizado com sucesso disse Jr. Germano.