Páginas

3 de junho de 2017

MPF PEDE PRISÃO DE LULA E MULTA DE R$ 87 MILHÕES NO CASO TRIPLEX

O MPF (Ministério Público Federal) pediu a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dos outros seis réus do processo sobre o caso Triplex do Guarujá. Há, ainda, o pedido para que o petista arque com multas equivalentes a R$ 87 milhões.

Lula é acusado pelo MPF de receber propina da empreiteira OAS por meio da aquisição de um triplex no litoral paulista. Além dele, são réus na ação o ex-presidente da construtora Leo Pinheiro, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, Paulo Gordilho, Fábio Yonamine, Agenor Franklin Magalhães Medeiros e Roberto Moreira Ferreira.

O triplex, segundo a denúncia, seria a contrapartida dada pela OAS a Lula pelos contratos que a empreiteira conseguiu durante as duas gestões do ex-presidente. Ele também entraria como propina pelo mesmo motivo, só que sobre contratos da transportadora Granero.

“Quem oculta ser proprietário de um bem proveniente de crime, pratica lavagem de dinheiro. Como provado no presente caso, sendo o triplex no Guarujá destinado ao réu LULA pela OAS a partir dos crimes de corrupção contra a Administração Pública Federal, sobretudo contra a Petrobras, esconder que o réu LULA é o proprietário do imóvel configura o crime.

Dizer que “não há escritura assinada” pelo réu LULA é confirmar que ele praticou o crime de lavagem de dinheiro”, diz o texto das alegações finais. A força-tarefa da Lava Jato ainda oferece que o ex-presidente da OAS Leo Pinheiro deve ter a pena reduzida pela metade, já que colaborou com as investigações e admitiu crimes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário