Até este dia , 2 de junho, os brasileiros trabalhanram só para pagar impostos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação.
São 153 dias de trabalho, o que coloca o país na 8ª posição entre as populações que mais trabalham para pagar impostos no mundo.
Em 2017, de acordo com uma estimativa do Projeto Lupa nas Compras Públicas, estimou-se ainda que 29 desses 153 dias foram usados para financiar desvios e corrupção. Essa estimativa parte de um cruzamento entre dados de compras governamentais com valores pagos por empresas pelos mesmos produtos. Quando se analisa o rendimento em si, o instituto divulga uma média de 41% de tudo o que o brasileiro ganha direcionado aos gastos públicos.
A pesquisa mostra ainda que o peso dos impostos nos rendimentos, como salários e honorários, por exemplo, tem aumentado. Segundo o instituto, na década de 70, eram trabalhados, em média, dois meses e 16 dias para arcar com impostos; na década de 80, dois meses e 17 dias; e na década de 90, três meses e 12 dias. Ou seja, hoje se trabalha o dobro do que se trabalhava na década de 70 para pagar a tributação, diz o presidente do Conselho Superior e Coordenador de Estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário