Páginas

7 de março de 2017

GOVERNO NÃO ABRE MÃO DA IDADE MÍNIMA DE 65 ANOS PARA APOSENTADORIA

O governo não abre mão da idade mínima de 65 anos para aposentadoria de homens e mulheres na reforma da Previdência. Depois de se reunir com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ontem, o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 287, que trata da reforma, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), afirmou que “não dá para pensar em não ter idade mínima de 65 anos de jeito nenhum”.

Foi a mesma conclusão a que chegou a Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado. “A essência do projeto é a idade mínima. O resto pode ser flexibilizado”, afirmou o diretor-executivo da IFI, Felipe Salto. O secretário-executivo do ministério da Fazenda, Eduardo Guardia, afirmou que o texto da reforma não pode ser esvaziado ou a trajetória das despesas previdenciárias vai seguir em alta. “A reforma é a prioridade 1, 2, 3, 4 e 5”, disse. Segundo ele, o papel do governo é mostrar que a mudança das regras previdenciárias é o que vai garantir o pagamento da aposentadoria no futuro.

O presidente Michel Temer se reuniu ontem com líderes, no Palácio da Alvorada, para garantir a celeridade de tramitação e a manutenção das medidas da reforma. O Executivo tem sete semanas, até início de maio, para conseguir passar o projeto na Câmara dos Deputados. Assim terá como enviá-lo ao Senado em tempo hábil de garantir a aprovação da reforma da Previdência até o fim do primeiro semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário