A partir das 16h45 desta Quarta-Feira de Cinzas (1), também aniversário de 452 anos do Rio de Janeiro, serão abertos os envelopes com as notas que definirão a grande campeã do carnaval carioca e também o destino menos nobre de uma das 12 escolas, que será rebaixada e deixará o Grupo Especial em 2018.
Momentos antes do início da apuração, os presidentes das doze agremiações se reunirão com a diretoria da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) para o sorteio que definirá a ordem de abertura dos envelopes.
O último quesito a ter as suas notas anunciadas será o primeiro a ser usado para estabelecer o desempate entre agremiações que obtiverem a mesma pontuação; persistindo a igualdade, o desempate será feito no quesito anterior e assim sucessivamente.
Cinquenta e quatro julgadores atuaram nos desfiles, seis para cada um dos nove quesitos, sendo quatro titulares e dois reservas. Para a soma dos resultados, serão validadas as três maiores notas dadas pelos julgadores titulares as notas dos julgadores reservas só valerão caso algum dos titulares tenha faltado. São permitidas apenas notas de 9,0 a 10,0, com frações de 0,1 (um décimo). Toda nota diferente de 10 deve ser justificada, e as justificativas são posteriormente divulgadas no site da Liesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário