Os bastidores do Congresso Nacional estão tomados por especulação e temor. Desde quando começou a circular a informação de que parlamentares poderiam ser presos em breve, a tensão se instalou de vez nos corredores e nos gabinetes da Câmara e do Senado.
Segundo fontes da capital federal, nunca antes na história do Brasil o clima foi de tanta apreensão. O receio de muitos políticos é tanto com o envolvimento direto a partir da possibilidade de serem citados em gravações ou delações premiadas que possam levar à prisão como com a ruína na imagem de aliados próximos, como Renan Calheiros e Eduardo Cunha.
Para o deputado Chico Alencar, além do receio do envolvimento direto, também o que está em jogo para muitos políticos é o fim do sistema de financiamento eleitoral, pelo menos da forma como estava estruturado. “O ambiente é de insegurança, com a perspectiva de tudo desmoronar. Uma situação que não vi em quatro mandatos”. Segundo Alencar, nunca se viu “tanto cenho franzido, tantas mãos trêmulas. E olha que parlamentares são hábeis na arte de dissimular”. resume.
Nenhum comentário:
Postar um comentário