O novo secretário de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, delegado da Polícia Civil da Paraíba Walber Virgolino da Silva Ferreira, falou a imprensa da capitale deu para sentir que o paraibano é mesmo linha dura.
“Temos que mexer com esses presos. Puni-los administrativamente. Suspender visitas íntimas. Vou quebrar a zona de conforto dos presos”, disse, antecipando como vai agir para solucionar o caos no sistema prisional do RN a tarefa não é fácil.
O sistema vive a pior crise de sua história, com motins, fugas e mortes. Para se ter ideia, só no primeiro trimestre deste ano, mais de 160 detentos conseguiram fugir. E mais de uma dezena de assassinatos foram registrados dentro dos presídios.
Virgolino Ferreira considera possível estancar esse processo. Segundo ele, as fugas aconteceu por “falta de fiscalização e comprometimento.” Por isso, defende a “mudança de mentalidade e adoção de procedimentos de rotina somados a punição de presos e agentes”, afirmou.
O novo secretário do Sejuc adiantou a primeira medida que ele adotará quando assumir a pasta: “Vamos determinar que um trator, do tipo escavadeira, passe ao redor de Alcaçuz para que eventuais túneis sejam descobertos e destruídos. Tem que passar um trator em volta dos pavilhões que os túneis apareceram. Concretar o chão das celas. Transferir presos como forma de punir pra ficarem longe da família, etc”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário