Páginas

26 de novembro de 2015

QUE PAÍS É ESSE ESTÉ..? É SUJEIRA PRÁ TODO LADO

Não posso ter papas na língua para questionar e informar meus leitores a respeito da lama que assola não só o estado de Minas, afetado por um dos maiores acidentes ambientais da história do país, mas o Congresso Nacional, as empresas, as instituições e por que não? a sociedade civil também.

A referência que escolhi para essa redação foi a frase do ex-governador de Minas Gerais, Francelino Pereira, que ficou famosa na música homônima da banda Legião Urbana "Que país é este?".

O rompimento das barragens em Minas Gerais, é responsável por danos ambientais gigantescos causados pela lama na região da cidade de Mariana e em parte do litoral o país. Em seguida, a "sujeira" também é vista no Senado, uma vez que o líder do governo na casa, Delcídio do Amaral (PT-MS), foi preso na quarta (25) por tentar barrar as investigações da Operação Lava Jato.

A Polícia Federal, que prendeu um parlamentar em exercício pela primeira vez na história do Brasil, busca desvendar um dos maiores esquemas de corrupção já vistos por aqui e deteve também o banqueiro André Esteves, até então considerado por boa parte da imprensa e da iniciativa privada um investidor audacioso e com muita credibilidade no mercado por seu trabalho à frente do BTG Pactual.

O escândalo de Delcídio e Esteves mostra claramente que "ninguém respeita a constituição": o senador articulava manipular o Supremo Tribunal Federal (STF), atitude que deixou os próprios ministros indignados.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) depois do desastre ambiental em Minas, as medidas tomadas para evitar os danos "foram claramente insuficientes" e ainda há muita demora no envio de informações importantes sobre a catástrofe. “ A verdade é: a lama assola o Brasil de ponta a ponta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário