Pela primeira vez, duas deputadas ocuparão simultaneamente cargos na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. No domingo (1º), Mara Gabrilli (PSDB-SP) foi eleita para a 3ª Secretaria, com 456 votos. Luiza Erundina (PSB-SP), com 372 votos, foi eleita para a 3ª suplência.
No biênio 2011-2012, Rose de Freitas (PMDB-ES) havia se tornado a primeira mulher a ocupar um cargo na Mesa Diretora, como 1ª vice-presidente. No domingo, a ex-deputada assumiu vaga no Senado.
Erundina é autora de proposta de emenda à Constituição (PEC 590/06) que obriga a Mesa a ter em sua composição ao menos uma mulher. "É um passo pequeno, mas nos ajuda a chegar a uma conquista maior", disse a deputada, pouco antes da votação de domingo, ao analisar a indicação de duas mulheres para a Mesa Diretora.
A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), coordenadora da bancada feminina, comemorou. "A deputada Luiza Erundina tem uma história de luta, de vida, de resistência e de coerência com a luta dos diretos da mulher e será um orgulho para nós tê-la na composição da Mesa", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário