Páginas

2 de fevereiro de 2015

CALOR NO SUDESTE SUBIU ACIMA DA MÉDIA MUNDIAL EM 2014

O início do século XXI é o período mais quente já registrado na história e o, no futuro, calor vai só aumentar, inclusive no Brasil. Dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM) apontam que 2014 foi o ano mais quente jamais identificado. 

Mas alertam que é a tendência que mais preocupa: dos 15 anos com as temperaturas mais elevadas da história, 14 ocorreram desde 2000.

No Brasil,o Sudeste registrou no ano passado temperaturas de 1 a 2 graus Celsius superior à média entre os anos 1961 e 1990. O aumento ficou acima da elevação das temperaturas no restante do mundo. Os dados da OMM confirmam o que a Nasa já havia antecipado, há duas semanas, apontando 2014 como o ano mais quente. Mas, segundo a entidade internacional ligada à ONU, 2014 é apenas “parte de uma tendência maior” e alerta que o pior ainda está por vir.

“A tendência de aquecimento é mais importante que o ranking individual de cada ano”, alertou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud. “Nossas análises apontam que 2014 foi o ano mais quente já registrado nominalmente. Mas a realidade é que a diferença entre os últimos três anos foram muito pequenas e todos esses anos estão entre os mais quentes”, alertou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário