O avanço do diabetes no mundo é uma verdadeira bomba relógio, de pavio curto, queimando devagar e perigosamente. O número de casos cresce de forma bastante preocupante. Cerca de cinco milhões de pessoas morreram da doença e suas complicações apenas em 2013. E as expectativas não são nada animadoras.
A Federação Internacional de Diabetes estima que mais de 38 milhões de pessoas terão diabetes até 2035 na América Latina. Atualmente, são 24 milhões o que representa 9% dos adultos do continente.
O Brasil segue a tendência de avanço da doença. Hoje, mais de 13 milhões de brasileiros são diabéticos e as estimativas são de que esse número ultrapasse os 19 milhões até 2030, um crescimento de 58% em um espaço de 20 anos. E um dos principais vilões desse avanço todo é o aumento da obesidade no mundo.
A doença
Existem dois tipos de diabetes, 1 e 2. O primeiro corresponde de 5% a 10% dos casos. Já o tipo 2 tem um componente genético, além do estilo de vida do portador. “O tipo dois tem correlação muito grande com a obesidade e com sobrepeso. Então, 80% das pessoas com diabetes desse tipo estão acima do peso. O diabetes tipo dois que, na verdade, representa 90% dos pacientes com diabetes é que tem essa relação forte com sobrepeso, de acordo com a endocrinologista Anna Karina Medeiros.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário