O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) divulgou o resultado do estudo que compara 30 países com maior carga tributária em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) e verifica se os impostos voltam aos contribuintes em serviços de qualidade.
O Brasil está em último lugar no ranking e pela quinta vez consecutiva segura a lanterna como pior retorno dos tributos à população.
As primeiras posições do ranking são ocupadas, respectivamente, por Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul. Nossos vizinhos Argentina (24º) e Uruguai (13º) aparecem em melhores colocações que a do Brasil (30º). No resultado anterior, o Japão ocupava a quarta posição, neste ano caiu para a sexta. A Bélgica saltou do 25º lugar para a 8ª colocação.
“Os brasileiros foram às ruas recentemente em protestos em que as faixas também mostravam a insatisfação com a elevada carga tributária e o pouco retorno em qualidade de vida”, comenta o presidente do instituto, Hoão Eloi Olenike. O Índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade (Irbes) foi criado pelo IBPT em 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário