Delegado Frank Albuquerque
Os dados repassados pelo delegado Frank Albuquerque, titular da Deprov, apontam que entre janeiro a maio deste ano, 263 carros (entre populares, de luxo e caminhonetes) foram furtados no RN. No mesmo período, 497 desses veículos foram tomados de assalto por criminosos em todo o território potiguar. No total, 760 carros que circulam pelo estado foram tirados de seus proprietários e ficaram sob poder de bandidos.
Em todo o ano de 2012, foram roubados 1686 carros roubados, sendo 610 por furto e 1076 tomados de assalto. Somente nos cinco primeiros meses do ano passado, foram roubados 713, 47 veículos a menos que no mesmo período deste ano. Já entre janeiro a maio de 2011, foram levados de seus donos por criminosos 517 desses veículos, 243 a menos que nos 151 primeiros dias de 2013.
A grande maioria desses crimes se concentram em Natal e na região metropolitana da capital potiguar. Segundo Frank Albuquerque, os bairros que registram com maior frequência esses roubos são Lagoa Nova (zona Sul) e Alecrim (zona Leste). O delegado explica essa incidência nessas localidades por ambos apresentarem uma grande concentração de estabelecimentos comerciais. “Há muitos veículos circulando nesses bairros, muitos estacionados, isso atrai a ação dos criminosos”.
Os modelos de carros mais visados pelos ladrões são os Fiat Uno e Palio e o GM Gol. “São carros populares e de fácil revenda. Entre os carros de luxo, o principal alvo dos bandidos, segundo o delegado, é a caminhonete Toyota Hilux. “Carros assim são mais usados por quadrilhas para cometer outros crimes.
Apesar de os números de roubo de veículos assustarem quem os vê, Frank Albuquerque ressalta que a taxa de recuperação dos carros pela Polícia costuma estar entre 50%. Muitos desses carros, segundo o delegado, acabam sendo abandonado pelos criminosos após os roubos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário