Em matéria desta quinta-feira (6), o jornalista Nelson Barros Neto, de Salvador, garante que “Rosalba Ciarlini negocia deixar o DEM e engrossar a base aliada do governo (da presidente da República) Dilma Rousseff”.
A matéria relembra a visita que a presidente da República fez a Natal na segunda-feira (3) e ressalta que a mudança aconteceria mesmo com o fato de Rosalba ser “conterrânea do presidente nacional do DEM, o senador José Agripino Maia”, afirma, a governadora já havia “se recusou a participar do programa nacional do partido que vai ao ar nesta quinta-feira (6) em todo o país”.
Segundo a Folha, a articulação de mudança de partido envolve o petista Jaques Wagner, governador da Bahia, terra do presidente do PTB, Benito Gama, que já foi secretário de Desenvolvimento Econômico da gestão Rosalba Ciarlini. Gama iria “substituir o também baiano César Borges, agora ministro dos Transportes, numa das vice-presidências do Banco do Brasil – outra costura que teve o dedo de Wagner”, conta a matéria.
“Avaliações internas, porém, indicam que a migração ‘vai dar trabalho’ devido à lei de fidelidade partidária. O Tribunal Superior Eleitoral só considera justa uma mudança do tipo se ela ocorrer para uma nova sigla, se o partido anterior sofreu desvio de linha programática ou por ‘grave discriminação pessoal’. Ainda não foi definida a estratégia a ser usada para justificar a migração de Rosalba”, afirma o jornal.
É importante lembrar que em contato com o portalnoar.com, Rosalba Ciarlini negou a mudança partidária e classificou como “especulação” as declarações de que ela poderia mudar de partido. Por outro lado, relembra-se também que o deputado federal Betinho Rosado, companheiro de Rosalba do DEM e cunhado da governadora, já confirmou seu interesse em deixar o partido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário