Dom Jaime Vieira Rocha
Esta é a segunda vez que Dom Jaime substitui Dom Matias em uma diocese. A mesma situação aconteceu em Campina Grande, no ano de 2004, de onde Dom Jaime vem agora.
A nomeação como Arcebispo de Natal, feita pelo Papa Bento 16, ocorreu ainda em 21 de dezembro do ano passado, mesma data em que foi acolhida a renúncia de Dom Matias e a sua transformação em Administrador Apostólico enquanto a posse não ocorria.
A posse de Dom Jaime Vieira será firmada em uma celebração na Catedral Metropolitana e deverá contar com a presença de todos os bispos, padres e diáconos da paróquia, além de centenas de fíeis da Arquidiocese de Natal, e, também de outras dioceses, como Caicó e Campina Grande.
Dom Jaime chegará à igreja e será recepcionado pelo pároco da catedral, padre Aerton Sales. Em seguida, haverá o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional, em frente ao templo católico. Em seguida, a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, entregará ao Arcebispo as chaves da cidade e no mesmo local, Dom Jaime será saudado pela governadora Rosalba Ciarlini.
Após este primeiro momento, que deverá ser realizado em pouco mais de 30 minutos, o novo arcebispo será conduzido até a Capela do Santíssimo sacramento, localizada no interior da Catedral, onde ocorrerá um momento de oração.
Logo em seguida, Dom Jaime Vieira se paramentará para o início da celebração da missa. No Rito Inicial da missa, o chanceler da Arquidiocese, padre Júlio César Cavalcante, apresentará as "Letras Apostólicas" (bula do Papa nomeando Dom Jaime como Arcebispo de Natal).
O até então Administrador Apostólico, Dom Matias Patrício de Macêdo, passará o báculo para Dom Jaime, que significa justamente a passagem do governo arquidiocesano e o novo Arcebispo será saudado pelo padre Edilson Soares Nobre.
Depois todo o clero da Arquidiocese se aproximará de Dom Jaime para lhe manifestar obediência e respeito. A missa segue o rito normal até que, no final, haverá a leitura da ata da posse. A Catedral Metropolitana deverá ter todos os seus mais de 2.500 lugares tomados pelos católicos para assistir a missa que celebra a mudança no comando da diocese.
Nenhum comentário:
Postar um comentário