O físico teórico e cosmólogo britânico Stephen Hawking morreu nesta quarta-feira, 14, aos 76 anos, anunciaram os filhos do cientista em um comunicado. Hawking foi um dos mais conhecidos cientistas do mundo.
“Estamos profundamente entristecidos porque nosso querido pai morreu hoje”, declararam os filhos de Hawking, Lucy, Robert e Tim, em um comunicado publicado pela agência britânica Press Association.
“Foi um grande cientista e um homem extraordinário cujo trabalho e legado perdurarão por muitos anos”.Conhecido mundialmente por seus populares livros de divulgação científica como o best seller Uma Breve História do Tempo Hawking também chamava a atenção pelo contraste entre sua vitalidade intelectual e sua fragilidade física.
Mesmo sem poder movimentar o corpo ou falar durante a maior parte de sua vida, por conta de uma grave doença degenerativa, o cientista deu contribuições importantes à Física, especialmente com seus trabalhos sobre as origens e estrutura do Universo, que ajudaram a entender o papel dos buracos negros.
Hawking nasceu em Oxford, na Inglaterra, em 8 de janeiro de 1942, no mesmo dia em que a morte do astrônomo italiano Galileu Galilei completava 300 anos. Formado em Física na Universidade de Oxford, tornou-se pesquisador da Universidade de Cambridge, em cosmologia a ciência que estuda o Universo em sua totalidade, envolvendo sua origem e sua evolução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário