Nesta terça-feira, o Brasil encara a Inglaterra, às 18h (de Brasília), em mais um amistoso internacional de preparação para a Copa do Mundo de 2018. A partida terá acompanhamento em tempo real do ESPN.com.br.
Será o primeiro confronto do técnico Tite contra uma seleção europeia desde que ele assumiu o cargo, em 20 de junho de 2016. E é justamente contra europeus que o Brasil viveu pesadelos nas três últimas Copas do Mundo. Em 2006, por exemplo, a equipe canarinho até ganhou da Croácia na primeira fase, mas, após eliminar Gana nas oitavas, parou diante da França, com um show de Zinedine Zidane, nas quartas de final.
Depois, em 2010, não conseguiu sair de um 0 a 0 com Portugal na fase de grupos e caiu de virada para a Holanda, novamente nas quartas, com dois gols de Sneijder e expulsão do volante Felipe Melo após pisão em Robben.
Por fim, em 2014, todos se lembram: outra vitória sobre a Croácia na primeira fase, mas depois um 7 a 1 para a Alemanha na semifinal, no Mineirão, e outra derrota feia na disputa do 3º lugar: 3 a 0 para a Holanda, em Brasília. Por isso, o confronto contra a Inglaterra é uma "prova de fogo" para Tite.
Se por um lado o treinador tem aproveitamento excelente desde que assumiu a seleção brasileira (13 vitórias, dois empates e só uma derrota em 16 partidas, ou 85,4% dos pontos), até agora ele não jogou contra nenhuma equipe da Europa.
Todos os seus triunfos até agora foram contra times de América, Ásia ou Oceania: 3 a 0 no Equador, 2 a 1 na Colômbia, 3 a 0 na Bolívia, 2 a 0 na Venezuela, 3 a 0 na Argentina, 2 a 0 no Peru, 1 a 0 na Colômbia, 4 a 1 no Uruguai, 3 a 0 no Paraguai, 4 a 0 na Austrália, 2 a 0 no Equador, 3 a 0 no Chile e 3 a 1 no Japão. Já os dois empates foram só contra sul-americanos: 1 a 1 com a Colômbia e 0 a 0 com a Bolívia. A única derrota, por sua vez, foi o 1 a 0 para a Argentina, em amistoso.
Apesar disso, Tite tem a história ao seu lado, já que o retrospecto do Brasil contra a Inglaterra é extremamente positivo. Ao todo, foram 25 jogos na história, com 11 vitórias brasileiras e apenas quatro triunfos ingleses no saldo de gols, são 34 gols-pró para os "canarinhos" e 23 contra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário